ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Trapoeraba mal manejada se torna erva trepadeira em cafezal

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 17/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

A trapoeraba, erva de hábito rasteiro, pode se tornar uma erva trepadora em lavouras de café devido ao manejo inadequado do seu controle. 

As ervas que crescem dentro das lavouras de café podem concorrer com os cafeeiros em água, nutrientes e luz, e, sem controle, causam perdas de produtividade na faixa de 30-40%. Essas ervas, comumente chamadas de plantas ou ervas daninhas, podem ser de vários tipos conforme sua característica vegetativa, podendo ser de folhas largas ou estreitas, de hábito perene ou temporário, de crescimento rasteiro, erecto ou trepador. 

As trapoerabas que ocorrem em cafezais são de dois tipos, ambas do gênero Commelina. Umas têm folhas verde claro e de tamanho maior e outras com folhas mais escuras e de tamanho menor, sendo esta última mais comum, sendo da espécie Comellina benghalensis, também conhecida como marianinha. As trapoerabas são, normalmente, de crescimento rasteiro, sobre o solo. 

O herbicida glifosato é o mais utilizado no controle de ervas em cafezais e, como existe tolerância da trapoeraba às aplicações deste herbicida, populações da erva têm sido selecionadas. Assim, o uso do glifosato de forma isolada e a aplicação de produtos ou sistemas de controle de forma mais concentrada nas ruas da lavoura, resultam na falta de controle da trapoeraba junto à linha de cafeeiros. Então, essas plantas crescem e sobem nos cafeeiros, fazendo o efeito de outras ervas normalmente trepadoras, como a corda de viola. 

Com seu efeito como erva trepadora, ao subir nos cafeeiros, a trapoeraba causa duplo dano, pois além da concorrência normal em água e nutrientes como outras ervas, encobre as folhas das plantas de café reduzindo a sua fotossíntese. 

As indicações para melhorar o controle da trapoeraba em cafezais consistem em usar combinações do glifosato com herbicidas mais específicos, de melhor controle de folhas largas, como o 2,4-D, Heat, Ally, Aurora e outros. Dentro do possível, deve-se praticar o controle com aplicações sobre as ervas mais novas. No caso do escape de controle e as ervas subirem nos cafeeiros, deve-se proceder o repasse por capina ou corte com enxada ou foice.


Lavoura de café com cafeeiros de três anos de idade, em área infestada pela erva trapoeraba remanescente junto à linha, com a subida da erva nos cafeeiros


Detalhes da erva trapoeraba encobrindo parcialmente a planta de café e, à direita, algumas partes da erva passando até por cima da copa dos cafeeiros. Sul de MG, fev/2023


Erva típica trepadeira sobre cafeeiros, a corda de viola, aqui uma espécie de flores rosadas, existindo outras de flores vermelhas, azuis e brancas

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures