ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Controle de ervas briófitas ou musgos, em mudas de café, com o herbicida Clorimuron

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 21/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Ervas briófitas infestando mudas de café foram bem controladas com o uso de herbicida à base de Clorimuron em trabalho conduzido na Fazenda Experimental de Varginha (MG). 

As plantas briófitas, também conhecidas como musgos, são de pequeno porte e apresentam tecidos de sustentação de cor verde, com estruturas semelhantes a caules e folhas, mas, na realidade, não são assim consideradas. 

As ervas briófitas, em viveiros de café, ocorrem crescendo sobre a superfície do substrato das mudas, já tendo sido constatadas em mudas preparadas em bandejas, tubetes ou sacolas. Essa ocorrência sempre está associada a ambientes úmidos e sombrios. 

No caso de musgos comuns, mais baixos e rasteiros, formam uma espécie de crosta verde sobre a superfície do substrato das mudas, que atrapalha a penetração da água de rega. Nos últimos anos, apareceram infestações severas de briófitas hepáticas, talosas, como a Marchantia polymorpha, conhecida como erva de fígado. Essas ervas se nutrem do substrato, concorrendo com as mudas de café. 

O sistema usual para eliminar os musgos que crescem junto às mudas tem sido a escarificação sobre o substrato, retirando-as com as mãos, o que dá muito trabalho e chega a afetar as raízes das mudas. Trabalhos iniciais mostraram o potencial de uso de herbicidas no seu controle. Assim, no presente trabalho, objetivou-se testar o uso do Clorimuron, um herbicida bem seletivo para mudas e plantas jovens de café, para o controle dos dois tipos de briófitas (figura 1) encontradas em mudas de cafeeiros. 

Foi conduzido um ensaio na Fazenda Experimental de Varginha no período jan-fev de 2023. Foram testados três tratamentos, sendo: a testemunha sem controle, o controle de musgos comuns e o da briófita Marchantia. A dose de Clorimuron usada foi de 5 ml por 5 litros de água, o que corresponde à dose usual, de 200 g por 200 litros de água, indicada em 1 ha no campo. Cada parcela constou de uma bandeja de 20 mudas bem infestadas. A calda foi pulverizada sobre as ervas, sem cuidados especiais de deriva nas mudas. A avaliação de eficiência na mortalidade das ervas foi feita 12 dias após a aplicação, quando se notou a seca e morte das ervas. Os resultados obtidos foram muito bons, com controle total das ervas, conforme pode-se observar pela ilustração na figura 2. O controle foi eficiente nos 2 tipos de musgos, não tendo sido notados efeitos danosos sobre as mudas de café. 

Pode-se concluir que é eficiente e seguro usar o herbicida Clorimuron no controle de musgos que ocorrem sob o substrato de mudas de café.


Figura 1- Os dois tipos de plantas briófitas, conhecidos por musgos. O comum (esq.) e o do gênero Marchantia ou erva ou fígado, com coloração verde, pois fazem fotossíntese. Foto das parcelas da testemunha sem o controle com Clorimuron


Figura 2- Detalhe das parcelas dos dois tipos de musgos 12 dias depois do controle com Clorimuron, podendo-se ver as plantas de musgo completamente secas, mortas sobre o substrato das mudas

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures