ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ataque de lagartas em folhas de cafeeiros tem se agravado

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 12/05/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

O ataque de lagartas em folhas de cafeeiros, que no passado ocorria de forma eventual, vem se tornando um mal permanente, exigindo acompanhamento e controle. As lagartas são as formas jovens (larvas) de borboletas ou de mariposas, que comem as folhas pelas margens ou pelo centro, e destroem, parcial ou totalmente, o limbo das folhas, reduzindo a área foliar da planta. Nas áreas atacadas, podem ser observadas as lagartas, muitas delas só à noite, e a presença de suas fezes.

Diversas espécies de lagartas já foram constatadas causando danos em folhas de cafeeiros, citando-se, como as principais, as do gênero Oxidia, ou lagarta mede palmo, as do gênero Automeris, ou taturana verde, e a lagarta do gênero Eacles, ou mariposa amarela. Outros gêneros menos comuns são Podalia, Lonomia, Dalcera, Perigonia e Megalopyge.

Talvez por algum desequilíbrio que deve estar ocorrendo, sendo o mais provável pelo uso de alguns inseticidas para o controle de broca e de bicho mineiros, o ataque de lagartas mede palmos, do gênero Oxidia, se encontra generalizado, estando presente em diferentes níveis de danos na maioria das lavouras cafeeiras. Suspeita-se, em algumas áreas, que o excesso de nitrogênio também possa desequilibrar.

Embora, em muitos casos, os ataques das lagartas em si causem menores danos econômicos na lavoura, o problema é seu efeito indireto, facilitando a entrada das doenças. Tem sido observado em campo, com grande frequência, que o ataque de lagartas na folhagem se constitui num dos fatores que favorecem o ataque de Phoma-Ascochyta e Pseudomonas. Isto por que os furos e ferimentos feitos pelas lagartas abrem caminho para a penetração dos fungos/bactérias. Por isso, é conveniente, nas áreas propícias a Phoma-Ascochyta ou Pseudomonas, associar o controle das doenças ao também controle das lagartas.

As lagartas possuem muitos inimigos naturais: os pássaros, as vespas, as moscas, etc. Por isso que desequilíbrios por inseticidas favorecem o ataque das lagartas, pois afetam os inimigos naturais. Quando necessário, para reduzir a população de lagartas, pode-se efetuar o controle químico através de pulverizações com inseticidas a base de piretróides, de triclorfom, metomil, Bacillus thurigiensis e de alguns inseticidas usuais para controle de bicho mineiro, como Clorantreniprole, Ciantroliniprole, Spinosade e Metoxifenozida + Espinetofuran.

Normalmente os inseticidas funcionam bem sobre as lagartas ainda jovens. Dependendo do modo de ação do inseticida ou da combinação entre eles, especialmente para lagartas que se alimentam à noite, as pulverizações noturnas são mais adequadas. Outro cuidado é que sempre que se usar piretróides é indicado combinar um acaricida, pois eles costumam desequilibrar para ácaros.


Folhas de cafeeiros com estragos por lagartas: dilacerações e furos no limbo foliar (à esq.) e detalhes dos ferimentos provocados já com início de lesões de Phoma, conforme assinalado pelas setas (à dir.)


Principais tipos de lagartas que atacam cafeeiros: lagarta mede palmos (à esq.), lagarta Eacles (ao centro) e lagarta taturana verde (à dir.)


À noite, as lagartas mede palmos, as mais comuns no ataque às folhas de cafeeiros, podem ser facilmente observada penduradas nas folhas de café. Elas atuam a noite provavelmente para escapar de inimigos naturais, como pássaros, moscas e vespas. Inseticidas com ação de contato são, portanto, mais eficientes quando aplicados nesse período ???????

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint