ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

CECAFÉ e CETCAF: Juntos para uma cafeicultura cada vez mais sustentável

POR EQUIPE CAFÉPOINT

ESPAÇO ABERTO

EM 18/12/2017

0
0
Foto: Gui Gomes/Café Editora

Por Marcos Matos e Marjorie Miranda*

A evolução da cafeicultura brasileira está diretamente relacionada aos trabalhos de pesquisas e extensão, concentrados nas áreas de melhoramento genético, biotecnologia, segurança alimentar, boas práticas e otimização do sistema produtivo, manejo integrado de pragas e doenças, cafeicultura irrigada, zoneamento climático, colheita e pós-colheita, aperfeiçoamento de processos e desenvolvimento de máquinas e equipamentos.

Durante o ano de 2017, o Cecafé apoiou o Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café - CETCAF, entidade não governamental, sem fins lucrativos, que constitui, desde sua fundação um importante elo entre os diversos setores do agronegócio café, congregando esforços, iniciativas e atividades que têm dado ao setor uma nova dinâmica institucional, com efetivos resultados práticos para todos.

Com as diretrizes estratégicas “Qualidade e Produtividade”, o CETCAF tem promovido o desenvolvimento da cafeicultura no estado do Espírito Santo, englobando aspectos tecnológicos, produtividade, qualidade de vida do produtor e sustentabilidade das pessoas que integram a cadeia cafeeira.

As ações do Centro resultaram em melhoria tecnológica do parque cafeeiro capixaba, integrando todos os setores da cadeia do agronegócio café, inserindo definitivamente o Estado do Espírito Santo como referencial de qualidade em café no Brasil e no mundo. Como exemplo, por meio das parcerias com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, o Centro de Comércio de Café de Vitória - CCCV, e outras instituições, tem sido desenvolvida uma agenda de trabalho para estabelecer um padrão de qualidade do conilon, por meio das boas práticas, colheita realizada no tempo certo de amadurecimento e secagem em terreiro-estufa ou secador de fogo indireto.

Para alcançar esses objetivos comuns, a cooperação técnica e financeira entre o Cecafé e o CETCAF é de suma importância, pois as instituições caminham para a junção de competências e experiências em prol da cafeicultura, compreendendo a capacitação das pessoas envolvidas na atividade, o desenvolvimento e difusão de novas tecnologias, a integração de instituições, a realização de eventos técnicos e a estruturação de abordagens para atender interesses públicos e privados.

Devido às razões mencionadas, os membros do Conselho Deliberativo do Cecafé, em reunião realizada no início de dezembro de 2017, aprovaram, por unanimidade, a continuidade de apoio ao Centro em 2018.

O novo projeto proposto pelo Cecafé intitulado “Indicadores de Desempenho do Setor Exportador de Café- IDEXCafé” busca contribuir de forma significativa no monitoramento, análise da evolução, estratégias de melhorias e promoção das diversas ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Nesse sentido, o resultado do IDEXCafé será direcionado para a publicação do Relatório de Sustentabilidade do Comércio Exportador de Café do Brasil.

A partir de 2018, a compilação das informações dos Programas institucionais do Cecafé, como o Criança do Café na Escola, o Café Seguro, o Produtor Informado, bem como as ações já desenvolvidas individualmente pelas empresas e organizações associadas ao Cecafé e por parceiros, como o CETCAF, servirá como direcionador para tomada de decisões, além de ser uma importante ferramenta de promoção comercial dos Cafés do Brasil.

Por meio da integração de parceiros, os esforços de toda a cafeicultura colocam o País no caminho certo para garantir competitividade, sustentabilidade e liderança absoluta no comércio mundial de café, ao se preparar para continuar atendendo aos mais diversos e exigentes mercados, principalmente no que refere à qualidade e sustentabilidade.

*Marcos Matos é Diretor Geral do CECAFÉ e Marjorie Miranda é Coordenadora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do CECAFÉ.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.