ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ações regionalizadas festejam o Dia Nacional do Café

POR CIBELE AGUIAR

ESPAÇO ABERTO

EM 25/05/2007

5 MIN DE LEITURA

0
0
Uma verdadeira mobilização de torrefadoras, cooperativas, exportadores, produtores, indústria, comércio e cafeterias deverá fazer com que o dia 24 de maio, Dia Nacional do Café, seja lembrado em inúmeras campanhas e ações promocionais regionalizadas em todo o Brasil.

Incorporada desde de 2005 no calendário oficial de eventos, a data serve para chamar a atenção dos consumidores para a importância de uma das bebidas mais apreciadas no mundo.

No Brasil é paixão nacional, já que o café é a bebida que congrega e anima 95% dos brasileiros acima de 15 anos.

Neste Dia Nacional do Café, comemora-se também uma década desde que a ideologia de se reunir instituições em prol da organização e fortalecimento da pesquisa cafeeira foi oficializada com a criação do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), coordenado pela Embrapa e sob administração da Embrapa Café.

Estrutura criada para execução do Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D/Café) sob a égide do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Motivos para se comemorar

Comemora-se 10 anos de inovação em ciência e tecnologia com o lançamento do vídeo institucional "Café? Só se for agora", com destaque para os avanços da pesquisa cafeeira e as ações do CBP&D/Café para garantir mais competitividade ao agronegócio.

Comemora-se, sobretudo, a integração entre os agentes da cadeia, a cooperação entre as mais de 45 instituições consorciadas, investimentos contínuos e direcionados e o empenho criativo de mais de 1500 pesquisadores científicos, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas e estagiários.

O setor pode comemorar a geração de soluções tecnológicas que proporcionam trabalho, renda e bem estar para cerca de 300 mil propriedades cafeeiras, a grande maioria de pequenos produtores, que persistem na atividade resistindo as oscilações do mercado, empregam 8,4 milhões de trabalhadores (diretos e indiretos) e geram um valor bruto na produção de R$10,4 bilhões em 2006.

Também é motivo de orgulho a nova imagem do café brasileiro tanto no mercado interno quanto nos principais países consumidores. A base dessa transformação está no modelo tecnológico focado na sustentabilidade econômica, social e ambiental, gerado e incentivado no âmbito de cada instituição participante.

A retomada da produção não está focada apenas em termos quantitativos como no passado, mas dentro de um novo patamar qualitativo, com a adoção de variedades resistentes; manejo integrado de pragas e doenças; uso racional do solo, busca contínua pela melhoria da qualidade do café e novas formas de colheita e processamento.

Também pode ser comemorada a valorização do consumidor brasileiro, com programas que garantem mais qualidade ao produto, liderados pela ABIC, e que ajudaram o consumo crescer na ordem de 5,10% em 2006, enquanto o consumo mundial avança 1,5% ao ano.

Em 2006, o consumo per capta foi de 4,27 kg de café torrado, registrando uma evolução de 3,9% em relação a 2005. As pesquisas que desmistificam a imagem do café como vilão da saúde contribuem fortemente para este aumento.

A meta é que o Brasil supere os Estados Unidos como o maior consumidor mundial de café até 2010, com a venda interna de 21 milhões de sacas. Comemora-se a formalização da Produção Integrada de Café (PIC), a partir de um conjunto de diretrizes técnicas que visa favorecer a rastreabilidade de toda a cadeia e o desenvolvimento de uma certificação nacional, com princípios que atendam às exigências internacionais e de fácil acesso a pequenos e médios produtores organizados.

A sustentabilidade é um tema cada vez mais debatido, analisado e implementado nas propriedades cafeeiras. As certificações de produtos e processos crescem no ritmo da demanda de mercados diferenciados.

Com a iniciativa do CBP&D/Café e o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, outro motivo de orgulho é que o país detém o maior banco de dados sobre o genoma do cafeeiro. O projeto Genoma Café celebra a formação de um banco de dados com mais de 200 mil seqüências de DNA, com a identificação de cerca de 30 mil genes.

Pesquisadores envolvidos no projeto estão na fase de analisar cada gene e verificar características capazes de promover resistência ou tolerância a fatores externos, como à seca e aumento da temperatura.

Transparência, responsabilidade social, sustentabilidade e inovação tecnológica nunca foram tão importantes no mundo das informações e do conhecimento científico. O CBP&D/café serve de exemplos a outras cadeias produtivas, tendo inaugurado um modelo único de gestão que prima pela integração entre seus membros.

Hoje, o intercâmbio de idéias possibilita que os benefícios advindos da pesquisa cafeeira sejam ampliados e democratizados a todos os agentes da cadeia produtiva. Comemora-se a década do conteúdo, da colaboração e do conhecimento.

Algumas iniciativas

Em comemoração ao Dia Nacional do Café, ações regionalizadas darão destaque para o agronegócio, chamando a atenção dos consumidores para sua importância.

Em Uberlândia, Minas Gerais, a ABIC faz o lançamento do Programa Cafés Sustentáveis do Brasil e apresenta as primeiras marcas certificadas com o selo, realizado em parceria com o Conselho das Associações das Cooperativas de Café do Cerrado (Caccer).

Com regulamento único, assegura e amplia a oferta de cafés em grãos e de produtos diferenciados, de melhor qualidade e de maior valor agregado. Para os produtores, essa parceria deverá garantir mais acesso aos mercados, a possibilidade de trabalhar com uma demanda previsível de café sustentável e o reconhecimento como produtor sustentável.

Em Ribeirão Preto, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realiza o evento "Café, do sabor ao valor", que visa dar subsídios a profissionais da área, empresários e produtores sobre o mercado do café, perspectivas futuras, como agregar valor a produção e gerar renda no setor, dentro e fora da propriedade rural.

Entre os temas que serão discutidos: comercialização e cooperativismo no setor cafeeiro, incremento de renda ao café dentro e fora da porteira, mercado brasileiro e exportação, segurança alimentar e globalização, desenvolvimento sustentável e os processos de certificação, segmentação da cadeia do café e agregação de valor com a pesquisa.

Em Vitória da Conquista (BA), será realizado o 1º Encontro do Dia Nacional do Café, organizado pela artista plástica Valéria Vidigal, aliando conhecimento sobre a cultura, exposição "Café com Arte", apresentação teatral, curso de moda alusivo ao café, degustação e vernissage do livro História do Café, de Lêda Nova.

Além de especialistas de atuação regional, entre os palestrantes do encontro, José Brás Matiello (MAPA/Procafé) fará explanação sobre manejo para recuperação de cafezais e o professor Laércio Zambolim (UFV) apresentará o conhecimento científico sobre epidemiologia e manejo integrado das doenças do cafeeiro.

Comemore também o Dia Nacional de Café, incentive sua instituição ou empresa na promoção de campanhas alusivas ao tema ou apenas chame um amigo para um bom café brasileiro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures