FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A safra é melhor para quem faz a melhor negociação

ESPAÇO ABERTO

EM 19/02/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Se o sistema de Barter já vinha avançando na cafeicultura ano a ano, agora muito mais. Por garantir agilidade e segurança ao agricultor, a troca de insumos por sacas de café ganhou importância em meio à pandemia da Covid-19. Com o distanciamento social, foi preciso rever as relações comerciais e a maneira como os fornecedores abastecem seus clientes com orientação técnica e informação de qualidade, recurso tão essencial em qualquer negociação. Sobretudo nesses primeiros meses, em que o cafeicultor define as compras para a safra em andamento.

“Ficou um pouco mais difícil levar informação com agilidade, principalmente para o pequeno produtor, mas não podemos deixar esse parceiro sem orientação”, diz Marcelo Rodacki, gerente de Marketing Cultivos Café e Milho da BASF.

Como uma empresa de inovação, a BASF apostou em sua expertise digital para manter e ampliar sua conexão com os clientes. Em vez dos eventos nas fazendas ou em auditórios, foram multiplicados os encontros virtuais, as famosas “lives”, para levar esclarecimentos sobre as negociações e o uso correto das soluções tecnológicas. “A gente precisa evitar ruídos na comunicação para que o cafeicultor alcance os melhores resultados em produtividade e rentabilidade”, acrescenta Rodacki.

Bastante otimista com as possibilidades de negociação via Barter, o gerente da BASF diz que o cafeicultor já está bastante familiarizado com esse sistema, mas afirma que é essencial se manter atualizado e monitorar o mercado.

Como a relação de troca dos insumos é baseada em cotações futuras do café, é necessário identificar o melhor momento de travar os preços e fechar a negociação. “O produtor calcula o que é necessário investir para colher uma saca de café, compara com a safra anterior e avalia os fatores que influenciam os resultados. A partir desse levantamento, fica atento às variações de preço do grão para bater o martelo quando for mais favorável”, explica. “Ao término da safra, é importante avaliar o quanto o investimento em tecnologia impactou em produtividade, rentabilidade e sustentabilidade.”

A BASF contribui de duas maneiras principais para que o produtor faça a melhor negociação com Barter. A primeira é oferecendo um abrangente e inovador portfólio de soluções tecnológicas, que vai proteger os cafezais até dos problemas mais severos, como a ferrugem e as doenças das fases pré e pós-florada. “Contribuímos com vários produtos que se tornaram importantíssimos para o setor, e que nos garantiram a liderança de mercado em alguns segmentos, como o de fungicidas. O Opera® e o Cantus® são dois bons exemplos”, comenta Rodacki.

A segunda é tornando essa modalidade de negociação cada vez mais prática e segura para os produtores. Para Rodacki, tão importante quanto desenvolver as soluções tecnológicas que vão otimizar os resultados das lavouras, é manter essas inovações ao alcance dos agricultores. “O Barter flexibiliza esse acesso”, diz o gerente. A BASF oferece várias opções de troca via Barter, inclusive combinando pacotes de diferentes tecnologias – fungicidas, herbicidas, inseticidas – e com prazos mais amplos de pagamento. “O cafeicultor pode fechar contratos para um, dois ou três anos”, acrescenta Rodacki. A troca pode ficar ainda mais interessante dependendo do volume negociado pelo produtor. Quanto maior o pacote tecnológico adquirido, maior a valorização da saca de café pela BASF.

Mais informações: www.agriculture.basf.com/br/pt/protecao-de-cultivos-e-sementes/servicos/troca-basf.html

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint