ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A distância dos políticos e do poder da vida real

ESPAÇO ABERTO

EM 19/06/2013

2 MIN DE LEITURA

1
0
A zona de conforto dos políticos e do governo dos últimos anos com a gestão da vida da nação parece que está com os dias contatos.

Assistimos as manifestações no Brasil todo e não nos surpreendemos, pelo contrário. A pauta de reivindicações propugnadas refletem um nível de consciência política mais avançada que e mera reivindicação de centavos.

No nosso caso, vivendo da cultura do café, estamos há mais de dois anos indicando ao governo que estamos com desafios latentes que terão que ser enfrentados com a intervenção do Estado no segmento.

A mera aprovação de linhas de crédito, com origem de recursos já conhecidos, tem sido um desafio para os atuais gestores da vida nacional que a racionalidade não consegue entender.

Como disse ontem em Brasília para alguns membros do governo, a crise instalada no setor cafeeiro vai ficar ainda pior se o café chegar antes das linhas de crédito. Sim, na vida real, onde as despesas não param de ocorrer, se não há apoio de crédito na hora certa tenho que monetizar minha produção para pagar despesas, salários, encargos, custeio.

É um absurdo, com mais de 30% da safra colhida no Brasil, os burocratas adiam a cada dia a liberação dos votos do Conselho Monetário Nacional por mais um dia. Enquanto isso a safra e suas despesas não param.

A mera liberação dos financiamentos é medida de principiante.

Todos sabem que o mercado de café, cujos preços vem despencando pela incerteza do mercado quanto a capacidade do Brasil de agir, vai precisar de uma clara compreensão do governo da atual conjuntura, que passou de promissora para de crise pela absurda inconsistência do governo em cumprir com suas funções a tempo e a hora.

Como me disse um administrador de uma grande empresa do setor outro dia, os burocratas resolveram fazer política do café pelo jornal e em eventos setoriais.

Enquanto isso, o Brasil, mais de 220 mil produtores, cerca de 4 milhões de pessoas ligadas diretamente a atividade, a balança comercial, a arrecadação das prefeituras, enfim a cadeia do setor, já perdeu mais de R$ 10 bilhões de receita.

Essa perda de receita não vira pó, ela representa margem de lucro adicional de outros elos da cadeia de um segmento que está, em todos os cantos do planeta, em plena expansão de atividade.

É um absurdo que o Brasil sendo o maior produtor de café e tendo uma história de compreensão e ação em políticas públicas para o café se encontre paralisado e sem foco.

É só uma questão de tempo para o caldo entornar.

*Francisco Ourique é economista 


A matéria é do Coffee Break.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/06/2013

A Câmara dos Deputados agradece sua manifestação. 



Sua participação é importante para que os deputados federais conheçam os anseios da sociedade.



Para acompanhar a atuação do parlamentar que o representa nesta Casa, cadastre-se em Acompanhe Seu Deputado, disponível em https://www.camara.leg.br.






Dados Pessoais

Nome: ELI VALERA NABANETE

E-mail: elivale@ig.com.br

Mensagem

Assunto: Deputados

Ação: Reclamar

Data de Cadastramento: 19/06/2013 11:02

Mensagem: SR DEP GIACOBO.Tenho visto suas apariçoes no horario politico,num belo estadio de futebol,batendo uma bolinha ,e comentando sobre o agronegocio brasileiro,sendo um dos principais representantes da comissao da agricultora e pecuaria onde conta maravilhas do setor. Pergunto. O sr. sabe dizer como esta a situaçao dos cafeicultores do seu estado?? E dos demais??O que essa comissao fez ate agora para aliviar a perda de bilhoes de dolares que estao sendo deixados de arrecadar?e os produtores falidos.Se tiver uma resposta aguardo mesma via ou pelo horario politico.abraços





Câmara dos Deputados

Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes

70160-900 - Brasília - DF

Disque Câmara - 0800 619 619 - Telefone: (61) 3216-0000


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures