ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

UE: McDonald´s quer ultrapassar Starbucks em cafeterias

PAULO HENRIQUE LEME

EM 01/06/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
O McDonald´s quer tomar da Starbucks o posto de maior rede de cafés da Europa, com planos de abrir este ano várias centenas de McCafés, que venderão doces, salgados e cappuccinos.

A rede de fast food quer ampliar sua cadeia de lojas McCafés, que operam dentro ou ao lado dos restaurantes normais do McDonald´s, para 1,2 mil pontos até o fim do ano. Isso ficaria perto das 1,3 mil lojas que a Starbucks tem na Europa, das quais cerca de metade está no Reino Unido.

Mas o McDonald´s, que ainda não abriu McCafés no Reino Unido, tem planos ambiciosos para vender paninis, doces, salgados e bebidas quentes como, por exemplo, cappuccinos a preços que vão de 2 libras a 2,50 libras (US$ 2,80 a US$ 3,50) a xícara.

"Podemos nos transformar no maior vendedor de café da Europa", diz Jerome Tafani, diretor financeiro do McDonald´s Europe, acrescentado que os McCafés estão atraindo novos clientes por terem um clima aconchegante nos restaurantes do grupo e despertando o interesse de pessoas que querem tomar o café no caminho para o trabalho.

Os McCafés surgiram na Austrália no começo da década de 1990 e foram introduzidos na Europa em 2002, com a abertura de uma loja na Irlanda.

Quase metade dos 1,2 mil McDonald´s existentes na Alemanha possuem hoje seus McCafés, enquanto eles estão presentes em cerca de 20% dos restaurantes da rede na Rússia e Itália. O McDonald´s também está abrindo McCafés na França e na Áustria.

O McDonald´s instalou máquinas de fazer café de fabricantes de ponta em seus McCafés, num esforço para atrair consumidores de café céticos. Ele também está vendendo misturas diferentes de café, fornecidas pela Kraft em cada mercado, visando os gostos locais.

O crescimento da rede McCafé contribui para uma melhoria da sorte do McDonald´s, que está registrando um aumento nas vendas de seus hambúrgueres e batatas fritas, em razão da demanda renovada por comida mais barata provocada pela recessão. O McDonald´s também lançou uma campanha publicitária nos Estados Unidos para promover seus cappuccinos e cafés com leite em seus restaurantes e drive-throughs.

O McDonald´s afirma que sua estratégia de abrir McCafés dentro dos restaurantes já existentes na Europa - ao custo de 60 mil libras a 85 mil libras por café - lhe permitirá recuperar os investimentos mais rapidamente que a Starbucks, ajudando-o a conquistar mercados mais difíceis como a Itália. "Nosso conceito de negócios não é o mesmo da Starbucks", afirma Tafani.

As informações são de Jenny Wiggins, do Financial Times, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures