ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: produtor investe em marca, buscando novos mercados

PAULO HENRIQUE LEME

EM 22/12/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Aproximadamente 80% do café verde produzido pela família Veloso há mais de 150 anos em Contagem, no interior de Minas Gerais, é enviado para mais de 40 países desde 1991. Itália, Alemanha, Espanha, Japão e Estados Unidos estão entre os principais mercados de destino.

Há quatro anos, a família Veloso decidiu unir forças com a vizinha família Tavares e investir também numa indústria. Assim surgiu a Café Fino Grão, para produzir um café com maior valor agregado. Inicialmente o foco maior era o mercado interno, mas aos poucos as oportunidades foram surgindo também no exterior.

"Temos um cliente na Inglaterra, que mantém vários pontos de venda em Londres, e também já exportamos para a Noruega", conta Pedro Veloso, um dos proprietários da Fino Grão. Agora a empresa busca mercados cada vez mais distantes, como os países do Oriente Médio e Norte da África.

De acordo com Veloso, um dos grandes diferenciais da Fino Grão no exterior é o fato de possuir a certificação russa Utz Kapeh, que exige controle de reserva ambiental e sustentabilidade. "De maneira sustentável, respeitando pessoas e meio ambiente, o Café Fino Grão utiliza conhecimento e tecnologia em todas as fases do processo de produção", destaca Veloso.

Na estrutura da indústria trabalham 170 funcionários, nas fazendas mais 450 funcionários fixos, que saltam para quase 2 mil funcionários na época da colheita de café. Na exportadora trabalham mais 140 funcionários.

A Fino Grão acaba de lançar a primeira edição do Projeto Fino Stillu, onde a marca, em parceria com o Curso de Design da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), estará incentivando e valorizando jovens talentos do design de produtos no estado de Minas Gerais.

A família Veloso, tradicional produtora e exportadora de café verde, começou sua expansão na década de 70 para ser um dos maiores produtores do Brasil. "As técnicas internacionais de plantio, seleção de mudas e controle de qualidade garantiram o reconhecimento como ícone na produção de cafés finos", observa Veloso.

Já a família Tavares possui tradição no processo de torrefação, sendo revendedora de café no estado de Minas Gerais há mais de 58 anos. A partir desta experiência, visão de mercado e constante inovação, ela conseguiu ser referência no mercado nacional e internacional de café tornando-se uma das líderes do ramo.

A partir desta união criou-se o Grupo Velta, trazendo soluções inovadoras em plantio e seleção de mudas, além de desenvolvimento de produtos. O Café Fino Grão já faz parte das maiores marcas de café em Minas Gerais.

A matéria é de Geovana Pagel, da Agência de Notícias Brasil-Árabe, resumida e adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures