ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conab: segundo levantamento aponta produção de 50,45 milhões de sacas de café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2012

1 MIN DE LEITURA

3
0
A Conab acaba de divulgar o segundo levantamento da safra 2012 de café produzido no Brasil. Os números apontam safra estimada em 50,45 milhões de sacas beneficiadas.

De acordo com os dados apresentados, o volume representa um crescimento de 16%, se comparado com a safra anterior que foi de 43,48 milhões de sacas de 60 kg.

Segundo informações do material disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), esse avanço é atribuído ao ano de alta bienalidade e ao investimento realizado pelo produtor na lavoura. Confirmada a expectativa, esta será a maior safra produzida no país, superando até mesmo o recorde anterior de 48,48 milhões de sacas, do período 2002/2003. Em comparação com a safra de 2009, último ano de ciclo positivo, a produção é 4,09% maior.



O café da espécie arábica, com uma produção estimada em 38,13 milhões de sacas, representa em média 75,6% da produção nacional, e o estado de Minas Gerais é o maior produtor, com um volume previsto de 26,34 milhões de sacas. Já o conilon ou robusta, cuja produção é estimada em 12,31 milhões de sacas, média de 24,4% da produção cafeeira do país, tem no estado do Espírito Santo seu maior produtor, com uma colheita estimada em 9,36 milhões de sacas.

Por outro lado, a área nacional plantada com as duas espécies totaliza 2,346 milhões de hectares. Se confirmada a pesquisa, o aumento será de 3,02% sobre a área de 2.278,10 mil hectares da safra de 2011. Ou seja, serão acrescentados 68.378 hectares.

O estado de Minas Gerais concentra a maior área plantada, com 1,219 milhões hectares, e a maioria absoluta do arábica, enquanto o Espírito Santo ocupa o segundo lugar, com área de 492,26 mil hectares, prevalecendo a espécie conilon que ocupa 62% da área total do estado.

Os dados referem-se à pesquisa realizada no período de 15 a 28 de abril, quando foram visitados os municípios dos principais estados produtores (MG, ES, SP, BA, PR e RO), que representam 98% da produção nacional.

Acesse aqui a pesquisa completa


As informações são de Raimundo Estevam da Conab, editadas pela Equipe CaféPoint.

Como está a situação da sua lavoura? Qual a previsão para o início da sua colheita? Clique aqui e participe da enquete do CaféPoint!

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLAUDIO HONORATO DE SOUZA

MUTUM - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/05/2012

Todos nós que estamos ligados nessa corrente da cafeicultura, devemos também estar alerta nos preços de insumos, que também deve aumentar os preços, entre eles: fertilizantes de solos e material para colheita. Devemos lembrar que são "nas decisões do presente que fazemos o futuro e temos o resultado da safra da cafeicultura".
EDERSON MARCIANO DUTRA

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/05/2012

Parabéns ao amigo produtor, e já vejo com bons olhos uma boa recuperação de preços.
CARLOS EDUARDO DE ANDRADE

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 10/05/2012

Até que em fim a CONAB e o IBGE resolveram trabalhar em parceria, a diferença de estimativa é mínima entre os dois órgãos.

Penso que a mais confiável previsão de safra de café do Brasil sãos dos dois órgãos acima citados. As demais previsões que apareceram por aí não passa de especulação.

Tanto a CONAB, quanto o IBGE, vem a anos aprimorando os seus trabalhos de levantamento de safra.

Vale lembrar, que fazer previsão, num país de dimensões, e com tantas diversidades, como o Brasil, não é tarefa fácil. Além de exigir um modelo estatístico muito bom, há necessidade de se ter uma equipe bem treinada e grande, possuir veículos, equipamentos, etc. e, fica muito dispendioso fazer esses trabalho.

Fiz uma conta rápida. A situação de aperto na oferta continua. Este ano deve-se consumir em torno de 20 milhões de sacas de café no Brasil. Sobram em torno de 30,5 milhões de sacas para exportar. Sendo assim, a safra atual de café do Brasil será suficiente somente para o consumo doméstico e exportação. Não sobra excedente para se fazer estoque de café no Brasil.

Como o estoque atual é baixo tanto no Brasil, como nos demais países, e os demais países, estão com problemas para ampliar a produção, e, a próxima safra de café , a ser colhida em 2013 no Brasil, será menor, pois a produção de café é bianual, o argumento de super-safra de café do Brasil não existirá. Assim, pode-se dizer que o  equilibrio de oferta e demanda de café no mundo será muito precário, já no médio prazo. Assim, há uma possibilidade dos preços do café se recuperar, já no médio prazo e se tronar remunerador para o produtor.

Recomendo aos produtores, cautela na venda do café a ser colhido. Sugiro que  parcelarem as suas vendas para fazerem preços médios, se capitalizem,  não façam besteira com a sobra de dindim.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures