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Beat Grüninger: consumo de café Fair Trade não caiu nem com a crise

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/06/2011

2 MIN DE LEITURA

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Beat Grüninger é sócio-diretor da BSD Consulting e consultor do Fair Trade USA no Brasil. Ele stá a frente de diversos projetos Fair Trade que apoiam o cafeicultor e apresentam novas oportunidades de mercado. Durante entrevista, Beat fala sobre o trabalho que vem sendo feito com produtores no Brasil para que façam parte do comércio justo e consigam assim rentabilidade na atividade, além de outras vanagens. Confira abaixo a entrevista na íntegra.



"Trabalho com Comércio Justo no Brasil desde 2008. Desenvolvi alguns projetos que apoiam o produtor. O último foi um projeto junto ao Sebrae/MG que começou a levar os produtores para feira como SCAA para firmar novos contratos com o mercado."

"O principal apoio [do Fair Trade] no Brasil é o Sebrae, do lado do produtor."

"Tem muitas empresas que compram e exportam café, que são parceiros comerciais. Sem esses canais a ideia não cresce mesmo tendo muito interesse do lado do produtor e do consumidor."

"Temos tido uma constante busca por parceiros comerciais e parceiros que possam ajudar na capacitação dos produtores."

"O Fair Trade nasceu nos anos 70 pelo apelo de pequenos produtores do México que tinham perdido mercado."

"O café certificado Fair Trade objetiva garantir um preço maior, facilidade de acesso ao mercado e obriga por outro lado os produtores a respeitarem os critérios socioambientais para criar uma produção sustentável em harmonia com a natureza e equilíbrio social."

"O produtor só pode entrar no Fair Trade junto com um grupo. A certificação não é aplicada por uma fazenda só, e sim por um grupo."

"A maioria do grupo tem que ser de pequenos produtores."

"O custo para conseguir a certificação muitas vezes é apoiado pelo Fair Trade que financia parte desse custo. No caso do Sebrae/MG ele ajuda pagar essa certificação."

"O diferencial do café Fair Trade é de 20 centavos/lb."

"Vivemos num momento que até na crise financeira o consumo de Fair Trade não baixou. Isso significa que o consumidor do FT é muito leal."

"Falta uma formalização para o selo aparecer mais no Brasil e ser acessível para os consumidores."

"A criação de uma associação Fair Trade Brasil, fechando licenças com supermercado, seria um grande avanço para o café chegar no próprio mercado."

"Por incrivel que pareça, só fora você consegue comprar café Fair Trade do Brasil."

"Recentemente vi que teve muito mais reconhecimento do café Fair Trade do Brasil. Antes os cafés de Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru e Bolivia eram mais presentes nesse mercado especifico."

"Um bom caminho para conseguir a certificação é visitar um grupo já certificado."

"O website da orgnização tem todas as informações de como conseguir uma certificação."

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