ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministério vai recriar Departamento do Café, afirma Blairo Maggi

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/08/2016

3 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

Há cerca de dois meses, quando na manhã do dia 21 de junho o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, realizou encontro com o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), o senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES), o presidente executivo do Conselho Nacional do Café (CNC) Silas Brasileiro, entre outras autoridades, Maggi anunciava o estudo da volta de uma estrutura específica para cuidar dos assuntos da cafeicultura.

Blairo Maggi conhece área de produção de café em Guaxupé (Divulgação/Mapa)

Blairo Maggi conhece área de produção de café em Guaxupé (Divulgação/Mapa)

A possibilidade foi confirmada nesta quinta-feira (18/8) por Blairo Maggi, em visita a região produtora de Guaxupé (MG). O ministro esteve em uma propriedade de produção do grão, no Complexo Industrial de Café Japy – o maior do Brasil em torrefação - e no laboratório de controle de qualidade de café. Foi durante a visita, que o Maggi anunciou a recriação do Departamento do Café na estrutura do Mapa e a determinação para que a Secretaria de Defesa Agropecuária busque a aprovação de novos produtos fitossanitários para atender à agricultura brasileira.

Ao CaféPoint, o Mapa confirmou a recriação de uma pasta exclusiva para o café, aos moldes do antigo Departamento do Café (DCAF), extinto em 13 de julho de 2015. Segundo a pasta, os trâmites ainda dependem do Ministério do Planejamento, mas já estão em seguimento.

Repercussão
O anúncio de recriação do Departamento do Café na estrutura do Ministério da Agricultura (Mapa) repercutiu no setor, que espera de beneficiar com maior agilidade e assertividade na condução de questões relativas à atividade. Essa é a avaliação do presidente das comissões de Cafeicultura da FAEMG e da CNA, Breno Mesquita: “A volta deste departamento era um pleito de todo o setor desde a última reestruturação do Ministério. Sentíamos que havia grande descentralização nas decisões e falta de articulação na condução das demandas. O resultado era a lentidão na resolução de pautas, muitas vezes urgentes. Foi uma decisão muito acertada e importante”.

Durante a visita do ministro, o presidente-executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), deputado federal Silas Brasileiro (MG), cumprimentou Blairo Maggi pela decisão de recriar o departamento que cuida dos assuntos da cafeicultura no Mapa. Ressaltou ainda que o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) liberou este ano R$ 4,6 bilhões. “O dinheiro está sendo repassado aos agentes financeiros e está à disposição dos produtores. Esses recursos ajudam a gerar renda para o setor”, observou o parlamentar.

Visita a Cooxupé
No encontro com produtores de 25 municípios da área de abrangência da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Maggi falou sobre a busca por maior participação do agronegócio brasileiro no mercado mundial. Como parte desse esforço, acrescentou, está a viagem que fará no fim deste mês a sete países asiáticos para intensificar as negociações envolvendo produtos agropecuários nacionais. O ministro reforçou, ainda, que o governo está trabalhando para ter um novo seguro agrícola. “Criamos um grupo de trabalho, coordenado pelo ex-ministro Alysson Paulinelli, para buscar uma nova alternativa de seguro rural”.

Na visita do ministro Blairo, uma sessão de degustação de café (Divulgação/Mapa)

Na visita do ministro Blairo, uma sessão de degustação de café (Divulgação/Mapa)


O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, sublinhou que o agronegócio hoje impulsiona a economia brasileira. Segundo ele, a importância da cafeicultura para o país vai além da contribuição para o superávit da balança comercial. “O setor também tem grande função social por ser gerador de empregos e distribuidor de renda. A Cooxupé é um exemplo disso”, enfatizou, assinalando que 97% dos associados da cooperativa são pequenos produtores familiares.


Comitiva de autoridades e produtores durante viagem a Blairo a Minas (Divulgação/Mapa)
Comitiva de autoridades e produtores durante viagem a Blairo a Minas (Divulgação/Mapa)

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GERALDO GARCIA DE MEIRELES

GOIÂNIA - GOIÁS - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 20/08/2016

Quem é do ramo conhece com profundidade as reais necessidades do setor e sabe muito bem como solucioná-las. Parabéns Ministro.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures