ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Departamento do Café do Mapa é extinto

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/07/2015

1 MIN DE LEITURA

4
0
Por Thais Fernandes

O Departamento do Café (DCAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi extinto no último dia 13 de julho, informaram ao CaféPoint fontes do setor cafeeiro. Em entrevista, o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), secretário da Frente Parlamentar do Café, confirmou a mudança que extinguiu, ainda, a Secretaria de Produção e Agroenergia, na qual o DCAF estava situado.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou a reestruturação, com os primeiros detalhes divulgados no Diário Oficial da União desta terça-feira (14/7). Confira, aqui.

Questionado sobre a extinção do departamento, o Mapa informou ao CaféPoint que divulgará em breve as principais mudanças, possivelmente até o final desta semana. Contudo, fontes do setor já confirmaram o fim do DCAF, que era responsável pela formulação e gestão de políticas públicas para o setor cafeeiro. O departamento promovia, coordenava e avaliava os projetos, políticas e diretrizes setoriais emanadas pelo Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), instância máxima deliberativa da cafeicultura nacional.

De acordo com as fontes ouvidas pelo CaféPoint, o remanejamento deverá manter no Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) a maior parte das decisões relativas ao setor.

Debate no setor produtivo
A nova estrutura do Ministério da Agricultura deve ser debatida em reunião entre representantes do setor produtivo do café na semana que vem. O grupo que envolve a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Conselho Nacional do Café (CNC) pretende debater impactos não só políticos, mas também em termos técnicos para a cadeia do café. 

ATUALIZAÇÃO:
Leia também: Setor cafeeiro passa a ser gerido pela Secretaria de Política Agrícola

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CELSO BARATA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 21/07/2015

Estranho, não? Porque? Como ficará? Quem cuidará do Café, além do Conselho? Já acabaram como o IBC, agora querem tirar literalmente o café do mapa?
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 20/07/2015

NÃO TENHO CONHECIMENTO E NEM COMPETÊNCIA PAR OPINAR SOBRE UM ASSUNTO DESSA GRANDEZA, POIS FOGE À MINHA ALÇADA, PORÉM NA MINHA SANTA IGNORÂNCIA E LIMITAÇÃO, ME PARECE QUE TEM ALGUÉM QUERENDO ACABAR COM UM ÓRGÃO PARA DEPOIS CRIAR OUTRO E COLOCAR PESSOAS DE SEU INTERESSE NESTE NOVO ESPAÇO... SE ALGUÉM PUDER NUMERAR E NOMEAR AS PESSOAS QUE ESTÃO SAINDO E DEPOIS NUMERAR E NOMEAR AS QUE FOREM CONTRATADAS EM UMA DATA PRÓXIMA, NO NOVO ÓRGÃO, E FIZER UMA COMPARAÇÃO DE SALÁRIOS PAGOS A ESTAS PESSOAS E AS LIGAÇÕES POLÍTICAS DELAS,  ACREDITO QUE MUITOS CAFEICULTORES E LIDERANÇAS GOSTARIAM DE TER ACESSO A ESTE RELATÓRIO...
JOAQUIM DE OLIVEIRA MATTOSINHO

LINS - SÃO PAULO

EM 20/07/2015

Bom dia a todos. É com prudencia que manifesto : Como pode um Órgão do "Governo"...... estinguir um Setor que desde o princípio dos tempos de Brasil exportador; um setor que carregouo País nas costas; um setor da maior importancia ser extinto ?. Naturalmente, espero, venha algo na altura de continuar a existencia de "alguém" que esteja próximo dos Pés do Senhor Café. Uma "nova estrutura" pior que os tempos do Confisco Cambial. Incabível. Um País sem memória é um país vazio. Lutou muito Dolores Ibárruri , e aqui a luta precisa continuar.
CÁSSIO NASCIMENTO BATISTA

CUIABÁ - MATO GROSSO

EM 20/07/2015

Isto terá consequências totalmente previsíveis. Um agrupo menor e seleto tomará decisões sobre a política de desenvolvimento da cafeicultura que proporcionará a concentração de terras. A situação dos pequenos produtores rurais de café do leste de minas, onde já trabalhei como agrônomo alguns anos, se tornará insustentável. Haverá concentração de renda e miséria, conforme Batista, 2014 comprovou a relação direta entre o índice de GINI da concertação de renda e concentração de terra para uma amostra dos municípios Mato-Grossenses. E tome bolsa voto!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures