ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entidades aguardam renegociação de dívidas dos produtores capixabas

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/03/2016

2 MIN DE LEITURA

3
0
Por Thais Fernandes

No mês de novembro de 2015, entidades do setor rural do Espírito Santo se reuniram para pedir a renegociação das dívidas dos produtores do estado ao governo federal. O encontro resultou na assinatura da carta sobre a “Crise Hídrica e Renegociação das Dívidas dos Agricultores do ES”, que buscava discutir a dívida do setor contabilizada em créditos agrícolas, alegando que os prejuízos do agronegócio com a crise hídrica e econômica impossibilitavam o pagamento dos débitos.

Na época, o CaféPoint mostrou a situação das lavouras do Estado na reportagem Seca no Espírito Santo: cafeicultores podem perder parte de suas lavouras, que mostrou como cafeicultores conviviam com a seca severa.

Fruto verde em cafezal capixaba no mês de novembro de 2015 // Foto: Thais Fernandes / Café Editora
Fruto verde em cafezal capixaba afetado pela seca, no mês de novembro de 2015 // Foto: Thais Fernandes / Café Editora


No texto da carta, as entidades capixabas pedem “Prorrogação, em até 10 anos, das parcelas de crédito rural vencidas em 2015 e 2016, em todo território estadual, para todas as linhas, as modalidades de aplicação e as atividades agropecuárias, desde que oriundas de recursos públicos, com a possibilidade de anistia parcial, quando couber”. Além desta, outras 11 medidas são propostas no documento assinado por representantes da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espírito Santo (OCB/ES) e da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do ES (Unicafes), além de deputados e deputadas estaduais.

A iniciativa, no entanto, ainda não chegou ao objetivo da prorrogação. “Houve várias reuniões em nível estadual, onde a SEAG construiu um documento oficial e apresentou em Brasília, até então haviam conseguido inserir a prorrogação integral no orçamento do governo federal, no entanto o mesmo não possui recursos financeiros para tal”, afirma o analista de Mercado do Sistema OCB-Sescoop/ES, Alexandre Ferreira.

O Ministério da Agricultura (Mapa) informou ao CaféPoint que a negociação está sendo realizada com o Ministério da Fazenda e que o secretário de Política Agrícola do Mapa, André Nassar, tem feito reuniões para discutir o tema. No final de dezembro passado, o governo federal prorrogou por um ano o pagamento das dívidas dos produtores rurais da região da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que abrange alguns municípios do Espírito Santo. A medida suspendeu até 31 de dezembro deste ano a cobrança das operações de crédito. Confira o texto da Medida Provisória No - 707, de 30 de dezembro de 2015.

Contudo, segundo a OCB/ES, a medida não é suficiente para o caso dos produtores capixabas. “O governo prorrogou por um ano com uma condicionante quase impraticável, o produtor teria que realizar o pagamento de 20% do montante total, deixando muitos produtores sem condições de renegociação. Muitos não terão condições de financiar novamente suas atividades”, argumenta Ferreira, que completa sobre o risco para os produtores, caso não consigam renegociar suas dívidas: “Prático e simples: o produtor que já está endividado não terá condições de tocar sua lavoura”.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MACNAIRLOPES

COLATINA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/03/2016

Boa tarde e pena que não podemos contar com o mínimo do governo todos os produtores com quem converso estão na mesma situação não tem como pagar os financiamentos e comprar insumos para as lavouras o pior é que o nome vai para a lista do spc tem como piorar mais acho que não
MARIO DIMAS SPERANDIO

ITAGUAÇÚ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/03/2016

È muito dificil ter uma perspectiva de futuro em virtude das dificuldades que passamos, nós, agricultores capixabas: crise hidrica,  inoperançia dos governos em todas esferas, endividamentos, sem crédito, um sentimento total de abandono e descaso com quem contribui  para segurança alimentar da nação, com custos de produção elevados e a alta estima em baixa oque provavelmente podera acarretar a situações de descontrole emocional com prejuizos maiores para as familias e a sociedade capixaba
SERGIO SOARES DA SILVA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/03/2016

Infelizmente estamos passando pormuitasdificuldades e, eu mesmo não consegui comprar insumos para esta safra e não sei como fazer para honrar as dívidas talvez o único jeito seja vender a propriedade é assim pagar; mas o que reserva o futuro para minha família? Triste pois vemos no cenário político tantas obras inacabadas e abandonadas e nós simplesmente que produtores apenas um prazo maior é uma carência para pagarmos e podermos trabalhar tranquilo e com dignidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures