ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Iniciamos ano-safra com estoques de passagem praticamente zerados, diz Carvalhaes

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/07/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

O anúncio do 13º Levantamento dos Estoques Privados de Café, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontou que número de sacas nos estoques privados brasileiros é menor do que na safra 2015. A possibilidade já era defendida por agentes da cadeia produtiva do café, como a tradicional exportadora e corretora Escritório Carvalhaes.
A empresa de Santos (SP) alertava em seus boletins semanais sobre a probabilidade de os estoques de passagens (privado + público) estarem extremamente reduzidos neste ano-safra. A Conab divulgou um volume de 13,58 milhões de sacas em todo o país até o dia 31 de março. O número representa uma queda de 5,4% com relação ao apurado na pesquisa de 2015.

“O levantamento confirma que iniciamos o novo ano-safra brasileiro (julho de 2016 a junho de 2017) com estoques de passagem praticamente zerados”, afirmou o Escritório Carvalhaes em texto divulgado no último dia 22 de julho. A empresa lembra que as exportações brasileiras nos meses de abril, maio e junho somaram 7,36 milhões de sacas e o consumo interno brasileiro no mesmo período foi de aproximadamente 5 milhões de sacas (Adotando-se um consumo anual de 20 milhões de sacas). Somando os dados, a exportadora aponta um desaparecimento de 12.360.524 de sacas nos meses de abril, maio e junho.

Acompanhe na tabela, abaixo, como ficaria o estoque brasileiro de passagem (privado + público) para a nova safra 2016/2017, caso se confirme os dados de consumo utilizados:


 

Ano-safra
“Se adotarmos uma exportação média no ano-safra de 35 milhões de sacas (a média dos três últimos anos-safra, 13/14, 14/15 e 15/16 é de 35,38 milhões de sacas) e um consumo interno de 20 milhões de sacas, nossos estoques de passagem cobrem 18 dias de exportação e consumo interno”, alerta o Escritório Carvalhaes.

De acordo com a corretora, “Os estoques privados de passagem estão em mãos de produtores capitalizados e os governamentais, cafés desmerecidos, de várias safras atrás, deverão ser leiloados para atender o consumo interno, que está encontrando dificuldade para se abastecer em pleno início de ano-safra!”. A previsão da exportadora se confirmou nesta segunda-feira (25/7), quando o Governo anunciou que retomaria os leilões de estoque público.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures