ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conab aponta redução dos estoques privados de café da safra 2014/2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/07/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta sexta-feira (22/7), o 13º Levantamento dos Estoques Privados de Café, referentes à safra 2014/2015. A Companhia apurou um volume de 13,58 milhões de sacas em todo o país. O número representa uma queda de 5,4% com relação às 14,36 milhões de sacas da safra 2013/2014, apuradas na pesquisa de 2015.

Foto ilustrativa: Lucas Albin / Agência Ophelia/ Café Editora
Foto ilustrativa: Lucas Albin / Agência Ophelia/ Café Editora

A falta de dados sobre o estoque privado de café no Brasil preocupava a tradicional corretora e exportadora do grão Escritório Carvalhaes. “O resultado de problemas climáticos em anos de recorde de exportação foi que ficamos com nossos estoques praticamente zerados. Ninguém duvida que devam ser os menores em muitas dezenas de anos mas, infelizmente, por uma estranha coincidência, este ano a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento não divulgou seu levantamento dos estoques privados brasileiros de café em 31 de março”, apontou ainda no mês de junho a empresa.
Já em seu último Boletim semanal, emitido no dia 15 de julho, o Escritório apontava que “O excelente desempenho de nossas exportações nos últimos três anos safra, mais o crescimento constante de nosso consumo interno, claramente acima dos 20 milhões de sacas por ano, ao mesmo tempo em que nossas lavouras enfrentaram problemas com secas em 2014 e 2015, explicam o esgotamento de nossos estoques privados e governamentais”.

Segundo a exportadora, com a quebra da safra brasileira de conilon, nossa produção de café 2016/2017 deve no máximo chegar aos 50 milhões de sacas para uma necessidade de aproximadamente 55 milhões. “Com estoques remanescentes se esgotando, já se nota um início de disputa entre consumo interno e exportação. Na próxima safra 2017/2018, por ser ano de ciclo baixo, a produção de arábica tende a ser menor que a deste ano. É um quadro que nunca enfrentamos”, ponderou a corretora.

Pesquisa
Segundo a pesquisa, formulada pela Superintendência de Informação do Agronegócio da Companhia, o café arábica abrange 92% do total estocado, concentrando no estado de Minas Gerais, maior produtor nacional, mais de 9 milhões de sacas.

Já para os estados do Espírito Santo, Paraná e São Paulo, os estoques totalizaram volume 3,3 milhões de sacas, sendo 2,5 milhões de arábica e 760 mil de conilon, com uma redução de 18% frente ao estoque final do ano anterior. Os demais estados registraram um volume de 545 mil sacas, sendo 344 mil de arábica e 201 mil de conilon.

Para a realização do levantamento, foram pesquisados 669 armazenadores privados, com a emissão de formulários para 1.057 armazéns. Deste total, a Conab recebeu informações sobre 748 armazéns. A pesquisa, realizada anualmente pela Companhia, gera informação essencial para a formulação de políticas públicas setoriais pelos órgãos governamentais, para a cadeia produtiva de café e também para segmentos da sociedade interessados na oferta e distribuição do produto no país. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures