ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Abic inova incluindo grupo de consumidores na avaliação de seu concurso

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/07/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por Thais Fernandes

Para a edição deste ano do Concurso Nacional de Qualidade do Café, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) anuncia novidades. O 12º Concurso Nacional de Qualidade do Café seleciona os melhores cafés produzidos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia e Espírito Santo, escolhidos nos torneios estaduais dessas regiões.

Novidades
As mudanças propostas pela Associação são principalmente relacionadas à avaliação dos cafés recebidos. Para avaliar os lotes finalistas, um grupo de consumidores será convidado entre o público que gosta e consome café. Os consumidores poderão degustar as diferentes bebidas dos cafés participantes, dando a sua nota para a qualidade na xícara.

Foto ilustrativa: Roberto Seba/ Café Editora
 
Foto ilustrativa: Roberto Seba/ Café Editora


A participação dos consumidores na avaliação final dos cafés finalistas tem por objetivo difundir as características de qualidade do café, educar para o consumo e contribuir para a sua ampliação, com a melhoria contínua da qualidade do café. “Serve, também, para demonstrar que o café é uma bebida de preferência nacional e que a boa qualidade está ao alcance de todos os públicos. Além disso, é um reconhecimento e uma homenagem da Abic aos consumidores brasileiros, que consomem 40% da safra anual do grão, fazendo-o presente em 98% dos lares do pais e representado um consumo médio de 81 litros por habitante/ano”, afirmou Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Abic.

Ao lado do novo grupo, a Abic mantém um Júri Técnico de provadores e especialistas, como já ocorria nas edições anteriores. Estes utilizam a metodologia de análise sensorial do PQC – Programa de Qualidade do Café da Abic. As notas do Júri Técnico e do Grupo de Consumidores para os 10 cafés finalistas, terão pesos distintos, mas esta será a primeira vez que o gosto dos consumidores será levado em consideração na avaliação dos lotes de café de um concurso. “Os brasileiros gostam do café e estão acompanhando a melhora continua da qualidade da bebida, com uma oferta de cafés diferenciados, desde os cafés Tradicionais, para o dia-a-dia, até os cafés Superiores e Gourmet, de alta qualidade”, destaca o presidente da Abic, Ricardo Silveira.

Outra novidade será quanto a avaliação das práticas sustentáveis aplicadas nas propriedades dos campeões. “Os cafés finalistas serão avaliados também quanto a sustentabilidade de sua produção no campo”, informa o vice-presidente de Qualidade e de Marketing da Abic, Pavel Cardoso, lembrando que a entidade também gerencia o PCS – Programa de Cafés Sustentáveis, que oferece certificação do campo até a xícara.

E a nota de sustentabilidade também terá um peso específico, servindo para compor a Nota de Qualidade Global final, que definira os campeões do 12º Concurso Nacional Abic.

Leilão
O Concurso se encerra com um leilão dos 10 lotes finalistas, que são adquiridos por indústrias, cafeterias, exportadores e empresas que desejam ter acesso a lotes raros, exclusivos e excepcionais de cafés das várias regiões produtoras representadas. O 12º Concurso Nacional Abic e a escolha dos lotes finalistas, com avaliações do Júri Técnico, Grupo de Consumidores e Sustentabilidade, vai acontecer em novembro de 2015.

Na edição de 2014, o café do produtor Antônio Rigno de Oliveira, de Piatã (BA) alcançou a nota de 8,72 pontos com a qual venceu o concurso. O lote de café arábica da variedade catuaí concorreu na categoria Café Cereja Descascado/Despolpado e conquistou, além do 1º lugar da categoria, também o título de campeão geral da competição. (Veja mais, aqui).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures