ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fundação Procafé: Tipos de "chochamento" em frutos de cafeeiros

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 20/03/2014

2 MIN DE LEITURA

5
0
O chochamento em frutos de cafeeiros é definido como uma anormalidade verificada na formação da semente ou grão destes frutos. A comprovação deste problema é feita através da colocação dos frutos em vasilhame com água, sendo que, ao boiarem, passam a ser considerados como chochos.

No entanto, devido às diferentes causas de chochamento, pode-se verificar, na prática, diferentes características nos frutos que boiam na água.

As principais causas de chochamento são: o efeito de falta de água no período de granação dos frutos (80-110 dias pós-florada); a ocorrência de algumas deficiências nutricionais, especialmente as de cálcio e boro; a destruição de uma loja, quando o grão ainda estava em água, por perfuração por broca; e, ainda, um fator genético, mais evidente em híbridos de gerações iniciais.

A carência de chuvas em jan-fev de 2014, justamente no período de enchimento dos grãos, e a necessidade de avaliar as perdas decorrentes desse stress hídrico, mostraram a conveniência em examinar melhor os frutos danificados, através de seu corte transversal com canivete e da observação visual em seguida. Assim, foi possível caracterizar 4 tipos de anormalidades nos frutos que boiaram, sendo:

- Presença de uma ou as duas sementes negras no interior das lojas – caracterizando o chochamento total das sementes, também chamado de coração negro. Neste caso, pode ter o aspecto úmido ou seco, dependendo da causa e da época observada. As perdas nessa condição são totais nos grãos afetados.

- Presença de grãos na forma de uma fina membrana, de cor clara - ficando a loja praticamente vazia, sem, no entanto, ficar preta. Nesta condição, também ocorre perda total de peso do grão, na loja ou lojas afetadas.

- Presença de grãos mal formados, apenas com por parte externa do tegumento da semente - com massa já endurecida e de forma corrugada, com preenchimento em diferentes graus, podendo gerar o que se chama de mal granados, os quais, dependendo do seu tamanho e peso, podem resultar em peneiras baixas ou, até, em grãos na escolha, pois podem, também, se partir no seu beneficiamento. Nestes casos, forma-se uma camada de ar entre a casca do fruto e a semente. As perdas podem ser significativas no rendimento coco/beneficiado.

- Presença de uma pequena camada central de ar, oca, nos grãos - estes com maior acúmulo de massa na semente, dando origem a grãos um pouco menos pesados do que os normais.

O nível de chochamento, causado por falta de água, varia de lavoura para lavoura, sendo as mais jovens e com maior carga as mais afetadas. Diferencia-se dentro da planta, sendo a face voltada para o sol da tarde e os frutos do ponteiro os mais danificados. Se diferencia, ainda, dentro do próprio ramo, os frutos mais internos apresentando menor chochamento em relação aos das pontas de ramos.

Além desse aspecto de chochamento e má formação dos grãos, o stress hídrico reduz o crescimento dos frutos e, consequentemente, leva à maior presença de grãos de peneiras baixas, o que, logicamente, também acarreta perdas de produção, pois maior numero de frutos/grãos são necessários para render um peso determinado de café beneficiado.

As informações são da Fundação Procafé, adaptadas pelo CaféPoint 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/03/2014

Á perda de produção, devido à estiagem e calor ocorrida no decorrer de Janeiro/Fevereiro/2014 é fato indiscutível, a grande surpresa será por ocasião do beneficiamento.
MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/03/2014

Eu fiz alguns testes em diferentes lavouras aqui em Cristais, e pude constatar que entre 30 a 45% dos grãos boiaram. Concordo com o meu vizinho Dalmy, que o rendimento coco beneficiado será menor na casa dos 25% ou mais, sem contar a grande quantidade de defeitos.
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 21/03/2014

Não vai nem compensar fazer a colheita....é deixar no pé que é mais vantagem! Fiz o teste com o meu café e todos boiaram.Este ano somente fiz uma adubação (s. simples) alguns banhos etc. Parece até castigo... o cafezal encheu de café conforme nunca vi! Mas como alegria de cafeicultor dura pouco;veio a dita seca! O que me pasma é que tem alguns otimistas que estão plantando mais café,aqui na minha região. Tão esperando o que?Somente Deus sabe!

PS... para formação de rendimento... Faça o seguinte: Colha os grãos de café me vários pontos de tal forma que 120 kg de cafe em coco seco tenha que dar aproximadamete 50kg de café limpo(media normal).Faça os cálculos para ver se compensa fazer a colheita.(úmidade 11%). Boa sorte -Good Luck!
ARNALDO KRAUSE

ITAGUAÇÚ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/03/2014

a gente parece que faz parte de um circo armado, sexta dia 14/03/2014 termina o prazo de entrega de opções, nenhuma acho que foi feita, segunda dia 17/03/14 IBGE órgão do governo federal anuncia que haverá perda de apenas 1,5% , é muita coincidência não.....

Vamos acordar governo, para que vcs não bebam do próprio veneno, a copa está chegando e os reservatórios da cidade mais populosa do país não está tão cheia não.....

Há tanto órgãos competentes como a EPAMIG, EMATER-MG e outros, onde está a maior área de cultivo de nosso café, onde estão concentrados Universidades e Instituições de pesquisa reconhecida nacional e internacionalmente, porque não sentaram e conversaram com estes antes de anunciarem uma bobagem desta, como quebra de apenas 1,5% realmente nós produtores devemos ser considerados palhaços.... e esta é uma cadeia do agronegócio que emprega muita mão-de-obra, é lamentável........Produtores três milhões de sacas a mais nas mãos de quem mais uma vez......
DALMY CASSIO MIGUEL

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/03/2014

Quanto mais os grãos amadurecem no pé, fica mais  evidente a certeza que a safra será reduzida pelos defeitos nos grãos de café. Oportunamente, convido os pesquisadores do IBGE que anunciaram uma quebra de apenas 1,5% na safra 2014,  a fazerem uma aposta de R$1,00 por R$1.000.000,00, que a perda será de no minimo 25%.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures