ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Liderar não é apenas gerenciar

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 18/02/2008

5 MIN DE LEITURA

3
0
Por Edson Silva, da Equipe AgriPoint

Tradução do original escrito por Thomas Quaife - Dairy Herd Management, Terça-feira, 1º de Janeiro de 2008

Em suas palestras, ou ao visitar gerentes de empresas lácteas, Jorge Estrada, consultor em gerenciamento com liderança e CEO da Leadership Coaching International em Graham, Washington, muitas vezes lhes pergunta: "Qual porcentagem do seu tempo é usado para o gerenciamento em suas atividades e quanto é usado para liderar sua equipe"?

Ele obtém respostas diferentes. Algumas pessoas dizem que dividem seu tempo entre 80% gerenciamento e 20% liderança, outros 20 / 80 e alguns 50 / 50. Estrada anima-se ao ouvir na plateia a resposta "Depende!", pois essa era a resposta que ele esperava.

"Um gerente ou proprietário agirá mais com liderança ou como um gerente dependendo da situação, do estado de espirito no qual se encontra sua equipe" diz Estrada.

As pessoas sabem que algum tempo deve ser gasto em liderança. No entanto, os proprietários ou gerentes frequentemente se perdem em situações do dia-a-dia resolvendo problemas ocasionais, perdendo o controle sobre a orientação geral de seus negócios.

Vejamos o que é preciso para ser um líder e não apenas um gerente:

Dicas de um bom líder

A pergunta tradicional é se bons líderes nascem ou são feitos.

Bob Milligan, consultor sênior para treinamento em liderança e estratégias no setor leiteiro, diz que está convicto de que grandes lideranças são feitas. "Isto não significa que qualquer pessoa possa se tornar o tipo de líder que é preciso para ser o CEO de uma das empresas listadas na Fortune 500, ou para se tornar o presidente dos Estados Unidos, ou mesmo um proprietário de uma fazenda leiteira com "x" vacas", diz. Algumas pessoas desenvolvem melhor as habilidades de liderança do que outros.

Há uma diferença fundamental entre ser um bom gerente e ser um bom líder. Alguém pode ser bom em executar ou supervisionar a realização de tarefas por outras pessoas. Entretanto, essa mesma pessoa pode não ser boa em explicar a razão pela qual a realização destas tarefas é importante e em encontrar maneiras mais eficientes em realizá-la.

Milligan faz analogia a uma escada: um gerente pode ser muito bom para subir uma escada, mas um líder, por outro lado, antes de subir a escada verifica se ela está apoiada sobre a parede certa.

O que distingue um líder de um gerente é a "visão".

"O líder vê as coisas de maneira diferente. Ele começa estabelecendo um objetivo futuro. Este futuro é o que fala, pensa, reflete, idealiza e desenvolve. Somente com essa análise bem clara em sua mente, ele consegue direcionar sua atenção para convencer outras pessoas de que o futuro vislumbrado por ele está certo", de acordo com o livro, "The One Thing You Need to Know. About Great Managing, Great Leading and Sustained Individual Success," de Marcus Buckingham.

Na verdade, grandes líderes levam as pessoas a um futuro melhor.

Mais importante do que nunca

Ter o título de presidente ou diretor executivo no escritório pode tornar uma pessoa "o patrão", mas não necessariamente irá torná-lo um "líder". Muitos "patrões" não têm desenvolvido de forma correta suas habilidades de liderança. Nesta situação, há desmotivação entre os funcionários.

Por outro lado, se a empresa é sortuda o suficiente em ter um verdadeiro CEO com habilidades de liderança, ela evolui com confiança.

Milligan diz que a importância do principal executivo na fazenda independe de seu tamanho. De fato, tal função assume maior relevância nas pequenas e médias propriedades, "pois se não perceberem uma oportunidade ou um ameaça, podem perder o negócio", afirma.

Encontre a parede certa

Alguém pode fazer um ótimo trabalho de gerenciamento com duas vacas ou com uma fazenda de mais de 1000 vacas com um alto endividamento. Mais não significa que ele será bem sucedido no longo prazo. A produção com duas vacas é muito pequena. Neste caso, a execução das tarefas diárias pode estar correta, mas a estratégia para o mercado está errada - a escada está inclinada sobre a parede errada.

Um bom líder encontrará a parede certa e construirá um ambiente onde as pessoas sintam-se motivadas a trabalhar.

A DPS Dairy, que possui milhares de vacas em fazendas na Flórida, Georgia e Mississipi, trouxe Jorge Estrada por três dias em setembro passado. Durante este período Estrada treinou um a um dos gerentes seniores da empresa e conduziu sessões em grupo para desenvolvimento de habilidades de comunicação, motivação e objetividade.

Essas atividades conferiram a todos uma perspectiva diferente - a oportunidade de ver as coisas de forma mais ampla, e não tão restritos a suas tarefas, diz David Sumrall, CEO da DPS Dairy. As pessoas passaram a falar sobre temas muito sensíveis, o que criou confiança. Isso os fez perceber que poderiam aproveitar muito mais de si mesmos.

Ao investir nas pessoas, Sumrall mostrou liderança. Ainda é cedo para dizer que esse esforço resultou em aumento na produção de leite, mas na próxima vez que Sumrall for implementar sua visão de futuro, ele acha que terá maior aceitação de todos.

Gestão é diferente de liderança

Gestão

• Planejamento e elaboração de orçamento: estabelece pontos críticos e prazos a serem cumpridos.
• Organização do quadro laboral: estabelece uma estrutura para a realização das tarefas.
• Comando e resolução dos problemas: acompanhamento dos resultados e identificação dos desvios.

Liderança

• Direcionamento: o desenvolvimento de uma visão de futuro.
• Alinhamento entre as pessoas: criação de equipes que consigam um melhor entendimento da visão de futuro do líder.
• Motivar e inspirar as pessoas.

Fonte: John Kotter, professor da Harvard Business School.

Desenvolvendo habilidades de liderança

Existe uma grande diferença entre ser um gerente e ser um líder.

Gerir é lidar com tarefas do dia-a-dia - "a execução física das coisas", diz David Sumrall, presidente e CEO da DPS Dairy. "A liderança é como nos posicionamos frente ao negócio para que ele cresça e se desenvolva", acrescenta.

Para desenvolver suas habilidades de liderança, aqui estão algumas dicas, de Eric Spell, vice-presidente da AgCareers.com in Clinton, N.C.:

• Frequentar aulas para formação de líderes em faculdades comunitárias ou universidades locais.
• Ler livros como "The One-Minute Manager" de Ken Blanchard ou "The Servant Leader", de Robert Neuschel.
• Conheça seus funcionários. Invista neles. Faça com que saibam que você se preocupa e cuida deles. Bons líderes no setor leiteiro desenvolvem as pessoas tão bem quanto produzem leite, diz Spell.
• Quando for contratar um gerente, olhe para além das habilidades técnicas. Procure alguém que tenha tido experiência na gestão de duas ou mais pessoas.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ FERNANDO BÓCOLI

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 18/06/2008

Como Tecnólogo em Cafeicultura, visualizando a questão do líder, poderia dizer que lider é aquele que questiona o passado e determina o presente visualizando um futuro com mais firmeza. O Assistente Agropecuário Reginaldo Moacir escreveu que existe muitos produtores com gestão precária da propriedade. Eu vejo a falta de informação ou a questão dos seguimentos do passado em relação à tradição familiar, o que é ainda muito forte em muitos produtores. Por mais informações novas que passamos a eles, percebe-se que a tradição ainda predomina.
REGINALDO MOACIR BELEZE

IPAUÇU - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 24/02/2008

Muito interessante. Me parece que ainda existe muitos produtores com gestão precária da propriedade, o que é um perigo nos dias de hoje. Quanto a liderança, temos que evoluir ainda muito mais.
RUBALDO PATRESI JUNIOR

POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/02/2008

Parabéns!

Excelente definiçao de um bom lider, pois os colaboradores nossos devem sentir que realmente valem para a empresa.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures