ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Procafé desenvolve híbrido da cultivar Ibairi, resistente à ferrugem

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 09/08/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
Na Fazenda Experimental do Procafé em Varginha, Sul de Minas, vem sendo
desenvolvido um novo híbrido de cafeeiros Ibairi, com característica de resistência à ferrugem. O material genético é derivado do cruzamento da variedade Mokka com a cultivar Bourbon Vermelho. Ibairi significa fruto doce, portanto, apresenta características especiais em sua bebida.

Foto: Divulgação
                                                    Foto: Divulgação

No IAC foi registrada a cultivar Ibairi IAC 4761, cujos cafeeiros apresentam porte médio, copa ramificada e compacta, folhas novas de coloração bronze, folhas adultas pequenas e estreitas, frutos vermelhos, arredondados, pequenos e de maturação precoce, de sementes menores que a cultivar Bourbon Vermelho. Apresenta baixa produtividade e é suscetível à ferrugem.

Em tupi-guarani, a palavra Ibairi significa fruta doce e pequena. A cultivar apresenta, então, bebida de excelente qualidade, com aroma e sabor intensos, por isso sendo indicada para mercados especiais. A Ibairi praticamente não é cultivada comercialmente, devido à baixa produção e ao tamanho reduzido de seus grãos, em parte, ainda, pela sua alta susceptibilidade à ferrugem.

Foto: Divulgação
                                                  Foto: Divulgação

A transferência do alelo Mokka para outros materiais genéticos, visando incorporar produtividade, porte baixo, resistência e melhor tamanho de frutos, tem sido objeto de pesquisas, mas a herança da característica Mokka é mais complicada que um fator genético simples.

O híbrido agora estudado é resultado de cruzamento natural em uma população de cafeeiros Ibairi, do Banco de Germoplasma da FEX Varginha. Ao serem plantadas mudas de sementes dali oriundas, em um campo de observação novo, depois da 3ª safra e nas 2 seguintes, verificou-se que, do total de 30 plantas do campo, duas se mostravam com fenótipos diferentes das demais, ambas sendo resistentes à ferrugem.

Uma apresentava folhas maiores, normais, e outra, apresentava folhas pequenas e características de Mokka, porém, como já dito, resistente à ferrugem e com os frutos apresentando um tamanho maior do que os normais de Ibairi.

      Foto: Divulgação
                                                   Foto: Divulgação

A produtividade dessa planta tem sido boa, assim como seu vigor, parecendo ser mais resistente à seca, se mostrando sempre bem enfolhada. As plantas se encontram, hoje, com 8 anos de idade e até o momento não apresentaram nenhuma infecção por ferrugem.

No IAC, em Campinas, pesquisas realizadas já derivaram híbridos de Ibairi, embora ainda sem resultados de uso comercial. O hibrido de Ibairi em Varginha, pelas suas boas características, apresenta potencial para atender ao seu plantio em escala, visando à produção de cafés especiais. Sua nova geração se encontra, agora, em plantio, visando à observação da reprodutibilidade dessas características por via de sementes e ainda vai ser clonado para testagem em experimentos de produtividade. 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FREDERICO LEMOS NETO

DURANDÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/09/2017

Boa tarde, amigos!

Fico feliz em saber que novas variedades estão sendo preparadas para nós, cafeicultores. Vocês têm alguma previsão para quando essa variedade será liberada para plantios? Será que é possível vocês conseguirem algumas sementes para eu plantar em meu sítio?

Sou apaixonado por café.

Obrigado. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures