ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quando a poda do cafeeiro é necessária?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 20/08/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

A poda do cafeeiro consiste na eliminação parcial ou total da parte aérea da planta após a colheita. Em função das diferentes variedades de cafés, essa prática ocorre, geralmente, no período entre agosto e outubro, e tem como principais objetivos a renovação por indução de ramos produtivos de plantas debilitadas pela idade, lesões causadas por fenômenos climáticos e/ou pela incidência de pragas e doenças.

O cafeicultor, por meio desta prática agrícola, também poderá programar com eficiência a condução e a produção de cafeeiros em sistemas de lavouras adensadas, reduzir a incidência de pragas e doenças do cafezal, facilitando o seu controle, promover mais luminosidade e arejamento dos cafeeiros em lavouras com fechamento, melhorar a arquitetura das plantas por renovação e ajuste da estrutura da copa, reduzir a altura e partes laterais das plantas para facilitar os tratos culturais e a colheita nos próximos anos. Assim, o cafeicultor terá aumento da vida útil de produção do cafeeiro com vigor e produtividade.

Com esses objetivos, os cafeicultores podem realizar, de acordo com as condições do cafeeiro, diferentes técnicas de poda ou a combinação delas, tais como o decote, o desponte, o esqueletamento e a recepa. O decote é uma poda alta e menos drástica, aplicada em plantas que ainda possuem saia, mas que apresentam esgotamento ou deformações na parte superior ou altura excessiva. Pode-se adotar um decote alto com corte da planta realizado de 1,80 m a 2,40 m de altura ou um decote baixo com corte de 1,20 m a 1,80 m de altura.

Com relação ao desponte, trata-se de uma técnica que consiste em cortar na lateral da planta, no sentido de cima para baixo (descendo), nas extremidades dos ramos plagiotrópicos (ramos produtivos), deixando-os com comprimento médio de 0,60 m a 1,20 m para estimular ramificações para aumento da produção. O esqueletamento consiste também em cortar na lateral da planta, porém no sentido de baixo para cima (subindo), nas extremidades dos ramos plagiotrópicos, próximos ao tronco do cafeeiro, deixando-os com comprimento médio de 20 cm a 30 cm, com o objetivo de promover a abertura da lavoura e renovar as hastes produtivas.

Já a recepa é uma poda baixa e mais drástica, aplicada em plantas que perderam os ramos produtivos inferiores que formam a saia da planta ou em plantas totalmente depauperadas ou deformadas. Pode ser aplicada uma recepa com pulmão ou recepa alta com o corte da planta a uma altura média de 60 cm a 80 cm do solo, ou uma recepa sem pulmão ou, ainda, recepa baixa com o corte de 30 cm a 40 cm do solo. Contudo, se a recepa for mais alta, por exemplo, a 60 cm do solo, e a brotação “nova” estiver acima de 25 cm do solo, é recomendável que se faça a 2ª poda imediatamente abaixo do broto emitido após a 1ª poda. Porém, se o broto estiver muito próximo do solo, o melhor será cortar acima da inserção do broto, pois, nesse caso, há poucas gemas para emitir novas brotações.

Tradicionalmente, esses tipos de podas são conhecidos pela maioria dos cafeicultores, tanto é que o Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, pesquisaram e desenvolveram várias técnicas sobre essa prática. Como exemplos, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Embrapa Rondônia desenvolveram pesquisas relacionadas à poda do arábica e canéfora. A Poda Programada de Ciclo de Café Arábica, desenvolvida pelo Incaper, tem como base tecnológica a técnica da Poda Programada de Ciclo do Canéfora (Conilon), a qual é muito utilizada pelos produtores do estado do Espírito Santo desde 2007.

Poda Programada de Ciclo do Café Arábica – inicia-se após a recepa conduzindo-se de 8 mil até 12 mil hastes ortotrópicas (caule principal) por hectare. Essas hastes permanecem nas plantas por até quatro colheitas e, nessa ocasião, 50% a 75% desses caules serão removidos para indução de novas brotações. Dessa forma, novos brotos serão selecionados na base das plantas e estarão viáveis para produzir por mais quatro ou até seis safras, completando o ciclo da poda.

Poda Programada de Ciclo do Café Canéfora (Conilon) – consiste na eliminação das hastes verticais e dos ramos horizontais que se tornam improdutivos, para a substituição por outros mais novos. Os ramos estiolados, de baixo vigor, e o excesso de brotações também são eliminados. Após o plantio e na condução dos dois primeiros anos da lavoura, recomenda-se a desbrota, deixando um número de hastes verticais em torno de 12.000/ha a 15.000/ha. Em ambos os casos, buscam-se lavouras revigoradas e produtivas.

A Poda de Formação dos Cafeeiros, desenvolvida pela Embrapa Rondônia, é uma técnica indicada para a formação precoce da copa de cafeeiros conilon e robusta que visa evitar a formação de hastes finas e alongadas, padronizando o estádio de desenvolvimento das hastes produtivas, com vistas a obter mais produtividade ainda na primeira safra.

A poda dos cafeeiros pode contribuir para reduzir custos com mão-de-obra no período das colheitas, facilitar a desbrota e os tratos culturais, proporcionar uniformidade das floradas e maturação dos frutos, tornar mais eficiente o manejo de pragas e doenças, e aumentar em torno de 20% a produtividade média da lavoura, além de melhorar a qualidade final do produto.

Mais informações sobre o tema podem ser encontradas no Manual do Café: manejo de cafezais em produção, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG); no Café Conilon, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); e no Café da Amazônia, da Embrapa Rondônia. Todas essas publicações estão disponíveis na íntegra para download no Observatório do Café.

As informações são da Embrapa Café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures