ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O manejo pós colheita pode afetar a qualidade de bebida?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 30/10/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Por Comunicação Rehagro


Frutos de café secando no terreiro

Após colhido o café, é importante que se submeta à secagem para evitar o desenvolvimento de processos fermentativos e consequentemente prejuízos a qualidade de bebida. Nesse sentido, o manejo pós-colheita deve ser feito adequadamente, visando atuar sobre o tempo de exposição aos microrganismos, que podem iniciar sua infecção na planta, e persistir até os processos de pós colheita.

Os frutos de café após a colheita apresentam umidade elevada e uma fonte facilmente disponível de carbono, através dos açucares livres, esses fatores associados com temperaturas adequadas, representam ótimas condições para o desenvolvimento de fungos (Chalfoun & Parizzi, 2008). Por isso, é importante estar atento as condições do café após a colheita.


Incidência de microrganismos em frutos de café

Favarin et al. (2004) realizaram um trabalho comparando diferentes práticas de manejo pós-colheita e sua interferência na qualidade potencial da bebida de café obtida de grãos de frutos cereja. Foram comparados frutos cerejas colhidos na planta, frutos cereja recolhidos da mistura de frutos no pano (uma hora após a derriça), frutos cereja recolhidos da mistura de frutos ensacados (seis horas após derriça) e frutos cereja recolhidos da mistura de frutos amontoados (doze horas após derriça), todos esses tratamentos com e sem a desinfecção com cloreto de benzalcônio (Fegatex) (tabela.1)

Segundo os autores, os testes de condutividade elétrica realizados em exsudados de grãos nos manejos pós-colheita citados acima, foram influenciados pela desinfecção, visto que, a condutividade elétrica foi menor nas amostras tratadas com cloreto de benzalcônio antes da secagem. A condutividade elétrica pode ser utilizada com um indicador da integridade das membranas, nesse sentido, quanto maior esse valor, significa que as membranas estão mais degradadas.

Foi observado também, que os manejos realizados após a colheita do café também influenciaram na condutividade elétrica dos exsudados de grãos, visto que, para as amostras sem desinfecção houve aumento das medidas de condutividade elétrica a partir de uma hora após a colheita, ao passo que nas amostras com desinfecção houve aumentos da condutividade depois de seis horas após a colheita, no tratamento de frutos cereja recolhidos da mistura de frutos ensacados (Favarin et al., 2004).

Dessa forma, nota-se que o manejo após a colheita pode interferir na qualidade potencial do café. Por isso, é importante estar atento as condições que possam favorecer o rápido desenvolvimento de fungos e consequentemente a ocorrência de processos fermentativos que podem acarretar em prejuízos a qualidade do café.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures