ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Norma Regulamentadora 31

POR ANTENOR PELEGRINO FILHO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 05/07/2006

3 MIN DE LEITURA

2
0
Torna-se recomendável a leitura, pelos empregadores, da Portaria SIT nº. 142, de 14 de novembro de 2005. Ela instituiu ementas à Norma Regulamentadora nº. 31, que trata da Segurança e Saúde no Trabalho, na Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal e Aqüicultura.
 
A Norma Regulamentadora objetiva a melhora da qualidade de vida do trabalhador rural. Com esse intuito, define, coordena, orienta e implementa a política nacional em segurança e saúde no trabalho rural.
 
Em primeiro momento, ficou definida a criação de Comissões Permanentes de Segurança e Saúde no Trabalho Rural, às quais recaem, entre outras, as seguintes atribuições:

  • estudar e propor medidas para o controle e a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho rural;

  • realizar estudos, com base nos dados de acidentes e doenças decorrentes do trabalho rural, para estimular iniciativas de aperfeiçoamento técnico de processos de concepção e produção de máquinas, equipamentos e ferramentas;.

  • Destaque-se, aqui, a Comissão Permanente, à qual encarrega o controle e a melhoria das condições e dos ambientes de trabalho rural. Eles poderão, assim e em tese, ser alterados freqüentemente, principalmente à vista do crescente desenvolvimento de novas tecnologias. Um interessante e importante melhoramento consiste nos banheiros químicos, já em uso por diversos empregadores rurais. Outro está no uso de protetor solar, pelos empregados com atividade a céu aberto.
     
    Os empregadores rurais ou equiparados devem implementar ações de segurança e saúde destinados à prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho na unidade de produção rural, na seguinte ordem de prioridade:

    a) eliminação de riscos através da substituição ou adequação dos processos produtivos, máquinas e equipamentos;

    b) adoção de medidas de proteção coletiva para controle dos riscos na fonte;

    c) adoção de medidas de proteção pessoal. (Item 31.5.1 da NR 31).
     
    O Serviço Especializado em Segurança no Trabalho Rural (SESTR), composto por profissionais especializados, consiste em um órgão destinado ao desenvolvimento de ações técnicas integradas às práticas de gestão de segurança, saúde e meio ambiente de trabalho, para tornar este compatível com a promoção da segurança e saúde e a preservação da integridade física do trabalhador rural. Competirá a ele:

    a) assessorar tecnicamente os empregadores e trabalhadores;

    b) promover e desenvolver atividades educativas em saúde e segurança para todos os trabalhadores;

    c) identificar e avaliar os riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores em todas as fases do processo de produção, com a participação dos envolvidos;

    d) indicar medidas de eliminação, controle ou redução de riscos, priorizando a proteção coletiva;

    e) monitorar periodicamente a eficácia das medidas adotadas;

    f) analisar as causas dos agravos relacionados ao trabalho e indicar medidas corretivas e preventivas pertinentes;

    g) participar dos processos de geração e alterações dos postos de trabalho, bem como da escolha de equipamentos, tecnologias, métodos de produção e organização do trabalho, para promover a adaptação deste ao homem;

    h) intervir imediatamente nas condições de trabalho que estejam associadas a graves e iminentes riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

    i) estar integrado com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural (CIPATR), valendo-se, ao máximo, de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la nas suas necessidades e solicitações;

    j) manter registros atualizados, referentes a avaliações das condições de trabalho, indicadores de saúde dos trabalhadores, acidentes e doenças do trabalho e ações desenvolvidas pelo SESTR.
     
    A CIPATR tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. Pretende, com isso, tornar este compatível permanentemente com a preservação da vida do trabalhador. O empregador rural, ou equiparado, que mantenha vinte ou mais empregados contratados por prazo indeterminado, fica obrigado a manter em funcionamento uma Comissão por estabelecimento.
     
    E ainda os resíduos provenientes dos processos produtivos devem ser eliminados dos locais de trabalho, segundo métodos e procedimentos adequados que não provoquem contaminação ambiental.
     
    O empregador rural, ou equiparado, deve adotar princípios ergonômicos que visem à adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, a fim de proporcionar melhorias nas condições de conforto e segurança no trabalho. Nesse aspecto caberão profundos estudos, que podem gerar importantes mudanças. 

    A visão do legislador é nobre, visando o bem estar e melhores condições de trabalho, entretanto essas melhorias não devem ser exclusivas onerosamente ao empregador, como infelizmente sempre vem ocorrendo.

    É muito fácil ao legislador criar novo preceito legal e impô-lo ao empregador com duras penas pelo seu não cumprimento. É necessário ao legislador a visão sobre toda a relação empregatícia, e aqui coloco minhas reflexões, na qual a relação empregatícia é tríplice, consistindo de dois ativos (empregador e empregado) e um pólo passivo (governo), assim sendo para que tudo seja mais justo são necessárias perdas e ganhos de todos os lados.

    ANTENOR PELEGRINO FILHO

    2

    DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

    5000 caracteres restantes
    ANEXAR IMAGEM
    ANEXAR IMAGEM

    Selecione a imagem

    INSERIR VÍDEO
    INSERIR VÍDEO

    Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

    Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

    SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

    Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

    REINALDO NUNES ROCHA

    ITUIUTABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

    EM 20/07/2006

    Olá pessoal,

    Volto a ocupar este espaço na intenção de salientar a importância do artigo acima, pois o mesmo cita a portaria da SIT (SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO) nº 142 de 14 de novembro de 2005, que deve ser de conhecimento de todo produtor rural.

    Seu conteúdo é deveras importante e precisa ser debatido pela classe empregadora, antes que a fiscalização bata a sua porta. Mais uma vez coloco-me a disposição da classe para qualquer esclarecimento, assessoria, consultoria ou acompanhamento técnico.

    Obrigado.
    REINALDO NUNES ROCHA

    ITUIUTABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

    EM 08/07/2006

    Concordo em gênero, número e grau com tudo que disse o Dr. Antenor Pelegrino Filho.

    Ele expôs, com clareza, a obrigatoriedade legal da NR 31, citando as comissões que são a CPNR (comissão permanente nacional rural) e a CPRR (comissão permanente regional rural). Estas são tripartites, ou seja, formadas por representantes dos empregadores, dos empregados e do governo. A bem da verdade, as regionais ainda estão em fase de formação.

    Dr. Antenor falou também com propriedade sobre o SESTR (serviço especializado de segurança e saúde no trabalho rural), que será instrumento importante nesta empreitada e certamente ajudará o produtor rural e seus empregados a assimilar tais normas e cumprir a nova legislação.

    O autor está certo quando fala sobre o ônus financeiro e a responsabilidade impostos sobre o empregador, para corrigir distorções, conceitos e costumes que vêm de longa data. Mais uma vez o governo joga pra cima dos outros a sua responsabilidade, não arca com as despesas e nem sequer pensa numa forma de compensação das partes envolvidas.

    Reinaldo Nunes Rocha, Técnico em segurança do Trabalho.

    Assine nossa newsletter

    E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

    Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
    Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

    Você já está logado com o e-mail informado.
    Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

    CaféPoint Logo MilkPoint Ventures