ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

No pós-esqueletamento de cafeeiros, zinco é muito importante

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 13/03/2019

1 MIN DE LEITURA

1
0

O esqueletamento/desponte é o tipo de poda mais utilizado atualmente na cafeicultura brasileira, pelas suas vantagens de rápida recuperação das plantas podadas e pela possibilidade de programação da safra. Nessa poda toda a ramagem lateral dos cafeeiros é cortada, assim como é feito um corte na parte superior da haste. Deste modo, na recuperação da ramagem, no pós-poda, ocorre grande quantidade de novas brotações, o que torna necessário prover nutrientes essenciais ao crescimento da ramagem nova.

Dentre os nutrientes importantes na recuperação das brotações destaca-se o zinco, que é um micronutriente que interfere na produção de hormônio de crescimento, portanto sua deficiência vai afetar diretamente a recuperação das plantas podadas por esqueletamento.

Sabe-se que uma parte dos nutrientes necessários aos cafeeiros pós-poda são obtidos da reciclagem do material vegetal podado. No entanto, no caso do zinco, uma das características desse nutriente no solo é a de ficar fortemente retido pelo complexo de troca do solo, em solos argilosos, predominantes nas lavouras cafeeiras. Por isso, a sua disponibilidade nos resíduos na superfície do solo não se torna real, pois ele não se aprofunda no solo e sua absorção pelas raízes fica comprometida. Assim, seu fornecimento preferencial deve ser feito através de aplicações em pulverizações foliares.

O fornecimento do zinco via foliar deve ser feito a partir do início da brotação dos ramos, embora existam pesquisas, em plantas frutíferas de clima frio, que a própria ramagem é capaz de absorver o zinco pulverizado. Não existem pesquisas nesse sentido no cafeeiro.

Nas novas brotações o zinco vai ser importante no crescimento dos nós dos ramos e no desenvolvimento normal da folhagem. Os primeiros sintomas de deficiência de zinco podem ser observados nas folhas novas, em crescimento. Elas se tornam estreitas, retorcidas, quebradiças e ásperas ao tato. Nelas é possível observar um fundo com pontuações de cor amarelada. Os internódios encurtados formam uma “roseta”.


Demonstração do pequeno crescimento de brotações em ramos laterais de cafeeiros no pós-esqueletamento devido à falta de pulverização, que levou à deficiência de zinco.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HERISON PEDRO FERREIRA BARROS

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/03/2019

Bom dia, apliquei o kit de solo Premier, boro e simboll dia 26 de fevereiro , aí dia 10 que foi domingo que deu a primeira chuva, perdi o remédio de chão ou ainda faz efeito?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures