ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Molhamento das folhas por orvalho ou chuva fina melhora absorção de micronutrientes pulverizados

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 25/11/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por José Braz Matiello, Iran Ferreira, A. Carolina Paiva e Petherson Neves – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé

O suprimento de micronutrientes ao cafeeiro é feito em sua maior parte pela via foliar, através de pulverizações, que se mostram eficientes especialmente para o zinco e o cobre. Isso porque via solo esses nutrientes não se aprofundam e são limitados com facilidade em terrenos mais argilosos. Para o boro, embora a via solo seja a mais adequada, aproveita-se sua combinação em coquetéis de sais na calda ou mesmo adubos foliares formulados, também na sua aplicação via foliar.

A absorção dos micronutrientes pelas folhas do cafeeiro é influenciada por fatores externos e internos, como a tecnologia de aplicação, a luz, a temperatura, a umidade, a idade das folhas e seu estado nutricional. Na primeira fase da absorção ocorre a penetração cuticular passiva e depois a absorção celular, ativa.

A umidade da cutícula das folhas é um fator que se mostrou muito importante no aumento da absorção dos micronutrientes pulverizados. Um estudo recente, efetuado no laboratório da Fundação Procafé, constatou a importância do processo de absorção continuada por efeito de novo molhamento foliar, posterior ao secamento das gotas pulverizadas, sobre a absorção de micronutrientes pela folhagem.

Foram ensaiados três tratamentos, sendo a testemunha, sem aplicação dos micronutrientes e mais dois aplicados com micronutrientes - um deles com e outro sem a simulação posterior de orvalho na folhagem. Os produtos e concentrações usados na calda pulverizada foram Sulfato de Zinco a 0,5%, Ácido Bórico a 0,5% e Oxicloreto de Cobre a 0,4%. No tratamento com simulação de orvalho aplicou-se pulverização com água destilada, em gotas bem finas, duas vezes no primeiro e segundo dias após à pulverização dos micronutrientes. Uma semana depois, foram coletadas folhas das mudas, recebendo a lavagem da superfície com detergente usual e, em seguida, foram secas e analisadas quanto ao conteúdo de zinco, boro e cobre.

Foto ilustrativa: Lucas Albin / Agência Ophelia/ Café Editora
Foto ilustrativa: Lucas Albin / Agência Ophelia/ Café Editora

Os resultados das análises foliares sob efeito dos três tratamentos constam da tabela aqui incluída. Verificou-se superioridade de absorção no tratamento onde se simulou a ocorrência de orvalho, posteriormente às pulverizações com a calda dos micronutrientes. Para o zinco e boro essa superioridade do tratamento 2 foi significativa e para o cobre, apesar do nível foliar ser maior, não houve significância estatística, talvez por que se tratava de um produto de lenta liberação.

Tabela 1- Níveis de micronutrientes em folhas de cafeeiros sob efeito de tratamentos com e sem simulação de orvalhamento. Varginha (MG), 2015



Os resultados obtidos permitem concluir que novas molhações com água, em situações de orvalho ou de chuva fina, que venham a ocorrer após à aplicação da calda com micronutrientes tornam a aplicação mais eficiente.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures