ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

MG: novo curso do SENAR auxilia produtores nos custos de produção

No primeiro evento, participam 11 produtores de café e cooperados da Cooxupé (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé). "Nosso objetivo é capacitar produtores de forma que eles possam fazer seus custos de produção, por meio de levantamentos e análises de dados", disse o instrutor Fernando Ávila. As aulas foram realizadas durante três dias, numa realização do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Resende.

Fernando destaca que o curso oferece benefícios diretos para a propriedade, como geração de economia, identificação de pontos críticos e falhos da atividade. O levantamento de custos envolve desde o balanço patrimonial até os custos produtivos, com formatação, análises e controle de dados e números. "Com estas informações, os produtores vão obter o custo de produção efetivo, identificando o ponto de equilíbrio na produção, assim como a eficiência na utilização de recursos físicos na produção do café", explicou.

O instrutor informou que muitos produtores, apesar de terem mais de 10 anos de experiência com as lavouras, não têm o hábito de levantar os custos de produção. "Construindo este conhecimento, o produtor começa ter visão mais crítica dos números que sua atividade apresenta. Há observação mais técnica, analítica e criteriosa dos dados. Assim, ele começa a perceber se é eficiente no uso racional do maquinário e dos insumos, podendo identificar e cortar os gastos desnecessários".

Repercussão - O treinamento do SENAR foi acompanhado pelo agrônomo da Cooxupé, Erik Bueno Borges. Ele avaliou que o curso atende às necessidades dos cooperados da cooperativa. Ronaldo Ferreira Cardoso, cafeicultor há 17 anos em Nova Resende, também ficou satisfeito com o curso. Para ele, o treinamento oferece maneiras específicas para levantamento de dados e planilhas que possibilitam melhor visão do custo-benefício.

As informações são do Senar, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

THIAGO

LAVRAS - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 24/05/2017

Bom dia, 

Gostaria de saber se tem alguém que possa me mandar alguma planilha de controle de custo da lavoura ou alguma dica.

Obrigado
EBER GERALDO DE ALVARENGA

JACUÍ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/09/2015

Boa noite a todos!



Gostaria de saber se alguém poderia me disponibilizar algumas planilhas de custos de produção e colheita. Se puder favor encaminhar no email: eber_jacui@hotmail.com

Obrigado.
SEBASTIAO CARLOS DE FIGUEIREDO NETO

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/05/2014

Boa tarde a todos.

Gostaria de saber se tem alguém ai que poderia me fornecer algumas planilhas para controle de lavouras. Planilha de colheita, custos, etc...

Se alguém puder me ajudar. Por favor...

contato@netofigueiredo.com.br



Abraço a todos...