FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Lagarta aranha provoca raspagem de folhas do cafeeiro

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 15/05/2019

0
0

No campo, muitas vezes nos deparamos com folhas de cafeeiros danificadas com uma espécie de raspagem superficial do limbo foliar e ficamos sem saber qual seria a causa desse sintoma. Porém, depois de observar a ocorrência em três lavouras de diferentes regiões cafeeiras, foi possível associar esta raspagem ao ataque da lagarta aranha.

Na folha do cafeeiro a lagarta aranha (acima) provoca raspaduras no limbo foliar, diferentemente de outras lagartas, que literalmente comem as folhas, fazendo buracos nelas. Botelhos (MG), jan/19

Com o nome científico de Phobetron hipparchia, a lagarta aranha é a forma jovem de uma mariposa da ordem Lepidoptera, família Limacodidae. Ela tem corpo achatado e apresenta extensões como pernas ou braços. Possui pêlos que não são venenosos, porém podem causar uma reação alérgica ao toque. Tem falsas pernas curtas, como ventosas. Ela não tem uma coloração predominante, podendo assumir tons mais claros, como amarelados, até mais escuros, como vinho. A lagarta tem o nome de aranha, pois parece com aquele aracnídeo. Ela ataca folhas de diversas árvores frutíferas, o que inclui o cafeeiro.


Última foto: a mariposa, o adulto da lagarta aranha

Por sinal, a planta de café é atacada por diversas lagartas, começando pela do bicho mineiro, que destrói o interior das folhas, formando minas. As que comem as folhas são menos frequentes, sendo as mais comuns a lagarta mede-palmos (Oxidia), a lagarta Eacles e a lagarta fogo. O desequilíbrio, seja por estiagem, seja por uso de defensivos, é uma causa de aumento do ataque de lagartas e seu controle. Quando em ataques significativos, pode ser feito com o uso de inseticidas específicos, químicos ou biológicos (Bacillus).

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.