FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Irrigação por gotejamento subterrâneo no canéfora (conilon)

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 27/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

Por Igor Lapa*

A irrigação por gotejamento subterrâneo é um avanço considerável para a agricultura mundial, sendo adaptada para os mais diversos tipos de cultivo e com muitos benefícios para os produtores rurais.

Para o café não foi diferente, com o trabalho iniciado há mais de 10 anos, o gotejamento subterrâneo se tornou uma realidade e uma necessidade nas lavouras arábica. A Netafim, empresa de soluções para irrigação, achou soluções de irrigação para o canéfora (conilon).

O trabalho de desenvolvimento do gotejamento subterrâneo no conilon foi realizado em conjunto com a Hydra irrigações (empresa especializada em projetos de irrigação), em 2015, na Fazenda Kitanda município de Guaratinga, localizado no extremo sul da Bahia. Foi finalizado com resultados positivos em 2018, e então foi criado o protocolo para instalação e manejo do sistema de gotejamento subterrâneo para o conilon.

Em 2019, a Fazenda Nova Estrela, em Mucuri, na Bahia, foi a primeira propriedade a adquirir o sistema de gotejamento subterrâneo com os protocolos oficiais. O sistema de irrigação foi instalado de maneira superficial e 6 meses após o plantio foi realizado a operação de “enterrio” dos gotejadores. O sistema trouxe uma economia superior a 90% em operações de manutenção otimizando a mão-de-obra da fazenda durante as etapas de tratos culturais.

A Netafim separou algumas dúvidas frequentes:

1- A irrigação subterrânea para conilon já é uma tecnologia aprovada pela Netafim?

Sim. Foram anos de trabalho e testes para desenvolver um protocolo oficial de instalação, equipamento e manejo adequados.

2- Eu posso aplicar qualquer tipo de gotejador em um sistema de irrigação subterrâneo para conilon?

Não. Conilon é uma cultura com sistema radicular extremamente agressivo em crescimento. Existem gotejadores específicos para serem enterrados tanto para questões hidráulicas, quanto para proteção contra intrusão radicular.

3- Entra sujeira nos gotejadores enterrados?

Não. Utilizando o equipamento adequado, não ocorre o risco de entrar sujeiras no gotejador, o risco está em intrusão radicular nesses gotejadores. Seguindo o protocolo de manejo desenvolvido pela Netafim e utilizando o equipamento correto, a intrusão radicular não será um impedimento.

4- Quais as vantagens do sistema enterrado?

O gotejamento subterrâneo possui diversas vantagens sendo a principal delas a eliminação de quase 99% dos danos causados por animais, capinas, maquinários, danos de colheita, entre outros práticas provenientes de tratos culturais. Em resumo o sistema enterrado traz economia e otimiza a mão-de-obra.

Para mais informações, acesse o site.

*Igor Lapa é especialista agronômico da empresa Netafim

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint AgriPoint