ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Época de maturação dos frutos é importante na escolha da variedade de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 24/06/2015

3 MIN DE LEITURA

0
1
Por José Braz Matiello, Saulo R. Almeida e Iran B.Ferreira engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e Marcio L. Carvalho, Fazendas Reunidas L e S


A escolha de uma variedade ou cultivar de café, a ser plantada em uma propriedade, deve considerar três grupos de fatores – as características vegetativas e produtivas da variedade em si, a sua adaptação à região e a sua adequação ao tipo de produtor.

Dentro das características de uma variedade, a época de maturação dos frutos é uma variável importante, para facilitar o manejo da colheita e viabilizar a produção de cafés de melhor qualidade. Existem cultivares com maturação dos frutos precoce, média e tardia.

As características de maturação na variedade apresentam interação com o ambiente e com o tipo do produtor.

Em regiões mais quentes, de altitudes mais baixas, o material de maturação precoce não é tão prioritário como numa região mais fria, de altitude elevada, nesta, pelas baixas temperaturas, a maturação dos frutos do cafeeiro já fica, naturalmente, atrasada e, nessa condição, se não se utilizar uma variedade mais precoce, a colheita costuma coincidir com as florações para a safra seguinte. Cultivares com maturação precoce, assim, não seriam os mais indicados nas áreas quentes, pois o ciclo produtivo, da floração à maturação, é encurtado, a granação dos frutos fica concentrada em curto período e as plantas ficam muito estressadas pela carga. Nessas áreas a prioridade é para cultivares de maturação tardia.

Quanto à interação com o tipo de produtor, quanto maior a área cultivada com café na propriedade, mais alongado vai ficar o período de colheita, o que pode prejudicar a qualidade do café produzido, pois sabe-se que os frutos colhidos maduros constituem a matéria prima ideal para o preparo de cafés de boa bebida. Nessa situação, o cultivo de variedades de café combinando diferentes épocas de maturação facilita o escalonamento da colheita, com menor necessidade de investimentos em maquinário, mão de obra e equipamentos e instalações de colheita e de preparo pós-colheita. Inicia-se a colheita pelos materiais precoces, os quais devem compreender, normalmente, cerca de 20% da área, continua-se pelos materiais de maturação média, o ideal seria estes compreenderem cerca de 40-50% da área e os tardios, com 30-40%.
É lógico que alem do aspecto de maturação, outras características muito importantes da variedade devem ser consideradas, sendo as principais – sua boa capacidade produtiva, o bom vigor das plantas, o porte baixo, para facilitar o manejo, sua resistência a doenças, pragas e stress hídrico e sua qualidade de frutos.

Para finalizar, citam-se alguns materiais que reúnem boas características produtivas com diferentes tipos de maturação, assim –

De maturação precoce – Catucai 785-15 Verm. e Am, IBC 12 ou IAC 125, Bourbon Amarelo, Siriema AS1, Beija flor e Icatu 3282. De maturação média – Mundo Novo, Acaiá e Catucai amarelo. De maturação tardia – Catuais diversos(144, 62, 32 etc) incluindo híbridos com MN(Rubí, Topázio, Ouro Verde, Travessia), IBC-Palma 1 e 2, Saíra, Rouxinol, Sabiá, Guará e Azulão. Super-tardíos – Acauã, AsaBranca e Arara.

Catucaí 785-15 Seco 10,30% Maduro 72,50% Verde 17,20% Cat. 24/137 Seco 1,7% Madur o 50,0% Verde 48,3% Catuaí 44 Seco 4,0% Madur o 25,0% Verde 71,0% Acauã Seco 1,8% Madur o 7,30% Verde 90,90%



Em maio, as 4 cultivares estavam com diferentes níveis de maturação dos frutos. Nessa época, apenas o Catucai 785-15 (acima esquerda) estava bom para ser colhido, apresentando menos de 20% de verdes. O catucai amarelo (em cima direita) de maturação média, apresentava 48% dos frutos verdes, o Catuaí 44 apresentava 71% e o Acauã 90%, isto em São Domingos das Dores, Z. Mata de MG, na safra de 2013.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures