FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Em época de colheita, produtores devem harmonizar atividades

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 18/08/2017

1
0
Pare. Pare tudo. Não é possível cuidar disso agora, só depois de terminada a colheita. Essa orientação é frequente nas propriedades cafeeiras, mostrando a prioridade e a preocupação em concentrar esforços na colheita do café. A boa gestão das propriedades deve, no entanto, deixar fluir a colheita, sem esquecer das
demais atividades nas lavouras.

            Foto: Divulgação
                                                    Foto: Divulgação

A colheita, de fato, utiliza muita gente, materiais, equipamentos e recursos financeiros. Ela representa mais de 1/3 dos custos totais de produção de café e, isso tudo, concentrado em período curto, de 2-3 meses. Deste modo, a pressa, o apuro e mesmo a agonia em realizar a operação de colheita tem razão.

Apesar do café ser um produto que depois de preparado e seco pode ser mantido armazenado por longo período, de vários anos, os frutos, depois de maduros, permanecendo na planta ou caindo ao solo, logo começam a perder sua qualidade.

As maiores preocupações na colheita, que tiram o sono do produtor, tem sido a
administração do pessoal: arrumar gente, contratar, ajustar preços da medida colhida, risco de acidentes, até por picadas de cobras, falta de entrega de carteiras de trabalho pelo trabalhador, visando saída para outras fazendas, a fiscalização do Ministério do Trabalho, que sempre procura algo errado, sem falar em arrumar recursos para pagar os serviços, no fim de cada semana.

Foto: Divulgação
                                               Foto: Divulgação

É lógico que a mecanização, ao reduzir o uso de pessoal, resolve, em boa parte, o
problema, porém, também traz dor de cabeça à administração. É peça que quebra e demora na assistência, enquanto isso a máquina fica parada. É o repasse da máquina, é trator para puxar o café colhido, é terreiro/secador para secar esse maior volume colhido e outros problemas mais.

Quando os serviços de máquina de colheita são terceirizados, vejam só as particularidades que acontecem no café: o pagamento é feito por hora, como qualquer outro serviço, mas é preciso, além disso, fornecer o óleo combustível para a máquina e a comida e a dormida para o operador. Enquanto acontece grande preocupação com a colheita, também nas lavouras o processo não para. É mato que cresce, é praga/doença que aparece, é lavoura que já precisa ser podada, é
replanta, é molhação, é muda para ser feita, tudo isso também necessita de gente e de trator, os quais, nessa altura do campeonato, estão lá ocupados na colheita.

Com todo esse corre-corre, sabemos que é difícil, mas é preciso harmonizar as atividades, dando sentido de prioridade às mais importantes, sem esquecer que a planta de café, ao mesmo tempo em que produz frutos num ano, precisa se preparar, com crescimento e folhagem, para suportar a próxima safra. Talvez por isso, muitos dizem que a lavoura de café é uma beleza, fácil de cuidar. O
problema é sua produção, ou seja, o trabalho de colher.

A propósito, cresce bastante o sistema safra zero, onde, através da poda, se colhe muito, porém somente a cada dois anos. A propriedade cafeeira, em suas atividades, deve, sempre, ser cuidada em conjunto. A agonia vai existir, é certo, porém, no sentido aqui usado, de ansiedade, não aquele em que a palavra expressa uma fase terminal, quando se vai agoniando, ou perdendo forças.  

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

STE MESQUITA XIKINHA

EM 16/08/2018

vocês poderiam me indicar uma empresa que terceiriza esse trabalho?