ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

É tempo de prevenir a cercosporiose

POR CIBELE AGUIAR

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 04/12/2006

3 MIN DE LEITURA

5
1
A cercosporiose, também conhecida por mancha-de-olho-pardo, é causada pelo fungo Cercospora coffeicola, e está presente em todas as regiões cafeeiras do Brasil. Atualmente, com a implantação de lavouras nos cerrados ou em áreas de baixa fertilidade natural, os prejuízos com a doença ganharam maior importância econômica, não somente porque há relação entre o ataque Cercospora e a nutrição mineral das plantas, mas também porque essas regiões apresentam condições de clima e solo mais favoráveis ao ataque do fungo.

Em culturas irrigadas por aspersão os cuidados com a doença devem ser ainda maiores, pois o molhamento foliar favorece a cercosporiose, podendo resultar em prejuízos consideráveis. A mancha-de-olho-pardo ocorre em todas as fases de desenvolvimento da cultura. Nas mudas (fotos 1 e 2), as lesões nas folhas podem provocar a desfolha da planta. No campo, as folhas lesionadas podem cair e disseminar o fungo para os frutos, justamente onde ocorrem os maiores prejuízos.


Fotos 1 e 2 - Sintomas característicos em muda de café.

Os danos têm início quatro meses após o florescimento, quando o ataque do fungo pode causar a queda dos chumbinhos. Nos frutos (foto 3), as lesões, caracterizadas por pequenas manchas castanhas e deprimidas, que ocorrem quatro a seis meses após o florescimento são as que mais prejudicam a qualidade da bebida, pois fazem com que a casca fique aderida ao pergaminho, dificultando seu desprendimento durante o beneficiamento.


Foto 3 - Lesões características nos frutos.

É por essa razão que a fitopatologista do Instituto Biológico, Flávia Rodrigues Alves Patrício, chama a atenção para o controle preventivo da doença. "Assim como para as demais doenças do cafeeiro, o controle preventivo é fundamental para reduzir os danos causados pela cercosporiose em lavouras atacadas, pois quando as lesões são observadas nos frutos, já é muito tarde para controlar a cercosporiose", destaca.

Sintomas

O fungo causa lesões nas folhas e nos frutos (foto 4). Nas folhas (foto 5) as lesões são mais ou menos circulares, com 0,5 a 1,5 cm de diâmetro, de coloração pardo clara, com o centro branco-acinzentado. Segundo artigo dos pesquisadores da Epamig, Sara Maria Chalfoun e Vicente Luiz de Carvalho, podem ocorrer variações nos sintomas, como a ausência do halo amarelado, denominada em algumas regiões como "cercóspora negra". Eles ensinam que o fungo necessita, para se desenvolver, de umidade relativa alta, temperatura amena e excesso de insolação ou maior luminosidade.


Foto 4 - Sintomas da doença no final do ciclo da cultura, em lavoura com deficiências na adubação e excesso de carga.


Foto 5 - Lesões características da doença no campo

Flávia Patrício explica que as lesões conhecidas como mancha-de-olho-pardo são as mais comuns, mas também podem ocorrer lesões mais escuras de tamanho variado, especialmente no final do ciclo da cultura. As lesões também podem ter um halo amarelado, sintoma que no campo pode ser confundido com a mancha-aureolada, causada pela bactéria Pseudomonas syringae pv. garcae.

A pesquisadora lembra que o contrário também pode acontecer, ou seja, lesões nos frutos causadas pelo sol podem ser confundidas com as causadas por Cercospora. Uma dica prática para o diagnostico é verificar a presença das leões nas folhas. Caso não sejam observadas folhas com lesões características de cercosporiose na lavoura, provavelmente as lesões verificadas nos frutos são causadas pela insolação.

Controle

As medidas culturais são muito importantes para o controle da cercosporiose. Os cuidados devem ser iniciados pela produção de mudas sadias, sob substrato adubado adequadamente, em viveiro bem instalado. Em viveiros, o controle químico é muitas vezes necessário, especialmente antes da aclimatação das mudas para serem levadas ao campo.

Chalfoun e Carvalho ressaltam que "Em lavouras adultas, a nutrição deficiente e desequilibrada, solos argilosos, arenosos ou compactados, sistema radicular deficiente e pião torto são fatores que favorecem o desenvolvimento da cercosporiose. Trabalhos de pesquisa mostram que, principalmente a deficiência de nitrogênio predispõe as plantas de café ao ataque do fungo. As condições de solo e de sistema radicular estão indiretamente relacionadas com a intensidade da doença e diretamente com a nutrição das plantas, condicionando o desenvolvimento do fungo".

Por essas razões, é extremamente importante que as lavouras cafeeiras sejam bem formadas e conduzidas, além de adubadas de acordo com a recomendação da análise de solo e, em lavouras atacadas, é interessante a realização de análises foliares complementares. Deve-se ressaltar que as mudas de qualidade são fundamentais para a formação de lavouras saudáveis.

Dezembro - hora de controle no campo

A maior parte dos programas de tratamento fitossanitário para a cultura do cafeeiro inclui o controle preventivo da cercosporiose. Segundo orientação do consultor do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), Roberto Antônio Thomaziello, deve ser bem enfatizado o controle preventivo em regiões com histórico da doença, com pulverizações em dezembro e fevereiro, visando, principalmente, reduzir o inóculo presente nas folhas. Podem ser utilizados produtos sistêmicos, como os benzimidazóis e o tebuconazole, as estrobilurinas, além dos cúpricos e das misturas de cúpricos e sistêmicos.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

IGOR ANTUNES CADONI REIS

HELIODORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/02/2019

Bom dia! É possível fazer o controle da cercosporiose no mês que estamos (Fevereiro-Março) com a ocorrência deste na lavoura?
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 28/02/2019

Olá Igor! Segundo alguns produtores, é possível realizar o controle sim, só é preciso se atentar à carência do produto e à colheita. :)
JOSÉ ASTÉRIO CARRERA

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/12/2016

POSSO USAR O OPERA PARA CONTROLAR A CERCOSPORA NO VIVEIRO DE MUDAS DE CAFÉ?
THIAGO DE SOUZA

CRISTAIS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 15/11/2016

Ola os produtos recomendados para cercosporiose se eu não encontrar esses como os benzimidazóis e o tebuconazole  eu posso usar o opera ou mediofane.
SINESIO DE OLIVEIRA NETO

ENCRUZILHADA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/12/2006

Quais os produtos recomendados para cercosporiose e phoma? Indicação e dosagens.

<i>Prezado Sinésio</i>,

No trecho final do artigo, é citada a recomendação de Dr. Roberto Thomaziello de que podem ser utilizados produtos sistêmicos, como os benzimidazóis e o tebuconazole, as estrobilurinas, além dos cúpricos e das misturas de cúpricos e sistêmicos.

Procuramos não citar marcas comerciais nos nossos artigos ou mesmo nas respostas às cartas, para deixar o produtor livre para, juntamente com o agrônomo de sua confiança, determinar o programa de controle de doenças de sua lavoura, no qual estarão incluídos produtos, doses, épocas e formas de aplicação recomendadas.

Além de que, indicando um produto sem sequer ir à sua lavoura, poderíamos inclusive levá-lo a utilizá-lo sem que haja necessidade. Recomendamos que tenha um agrônomo, consultor privado, de órgão de assistência técnica pública ou da cooperativa, em quem confie, que conheça sua lavoura e formule um programa de controle de doenças para a mesma.

Grato pelo contato,

Renato Fernandes
Coordenador do CaféPoint

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures