ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

É época de adubação

POR ALYSSON VILELA FAGUNDES

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 10/12/2010

1 MIN DE LEITURA

9
2
No período conhecido com período das águas que vai de setembro a março, é época de realizar as correções e adubações de solo e folha no cafeeiro. Operações essas de grande importância para o bom desenvolvimento vegetativo e produtivo do cafeeiro.

Nessa época é importante a utilização dos resultados das análises de solo retiradas em maio/junho e a retirada de amostras de folhas para corroborar com os resultados anteriores. É importante ressaltar que as análises de folha são uma importante ferramenta quando utilizadas da forma correta, mas podem se tornar confusas e até mesmo errôneas se utilizadas de maneira imprópria apenas levando-se em conta os números absolutos através da consulta de tabelas dos órgãos de pesquisa e extensão.

Com relação às análises de folha é muito importante observar além dos resultados absolutos, alguns requisitos como: mobilidade do nutriente (móvel, pouco móvel ou imóvel), crescimento da planta e época do ano. Com relação à mobilidade dos nutrientes, os nutrientes móveis como, por exemplo, o nitrogênio, tende a se concentrar nas extremidades. Por isso quando retiramos uma amostragem de folhas e o N apresenta níveis considerados ótimos, temos ainda que observar como está o crescimento da planta, pois plantas que crescem pouco tendem a concentrar mais o nitrogênio. É muito comum observarmos lavouras esqueletadas com níveis baixos de nitrogênio, porém com crescimentos muito bons (18 a 22 internódios de crescimento).

Um nutriente como o potássio que é muito requerido para o enchimento de grãos, não dá altos níveis na época da granação, pois o fruto é um dreno muito forte não deixando sobrar altos níveis desse nutriente para a folha. As adubações de solo devem ser realizadas nas doses recomendadas pelos órgãos de pesquisa e extensão, baseadas nas análises de solo e folhas e parceladas em três vezes ao longo do período das águas, sendo os parcelamentos feitos no início de novembro, final de dezembro e final de fevereiro. A observância de equilíbrio nutricional entre macro e micronutrientes é indispensável para a obtenção de colheitas econômicas máximas.

Adubação para uma lavoura adulta em Produção:


Fonte: Adubação Racional da Lavoura Cafeeira - Matiello, Garcia e Almeida.

Ajuste pelo aproveitamento:


Fonte: Adubação Racional da Lavoura Cafeeira - Matiello, Garcia e Almeida.
Ajuste pela disponibilidade no solo:



Fazer as devidas correções de acordo com as análises de folha:

ALYSSON VILELA FAGUNDES

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS EVANDRO COREZOLA

CURITIBA - PARANÁ

EM 26/06/2018

OLá! Meu nome é Carlos. Não tenho lavoura de café, mas tenho um é de café que já tem 9 anos plantado desde a semente (procedência de lavouras de café de Cordeirópolis SP). Não sei a variedade dele, Está em um vaso de 30 litros de terra (Uma boa terra). Nunca produziu flores nem frutos, sempre utilizei NPK 10-10-10 ou adubo orgânico a cada estação. Li o artigo, mas não entendi direito qual a proporção para um único pé de café. O adubo que estou utilizando está errado? A planta vive em Curitiba sob meus olhares, é saudável, tem 2m de altura e nunca teve praga nenhuma, mas não dá fruto. Qual a orientação que o senhor pode me oferecer? A planta vive em meu quintal, em meio a um viveiro de 100 outras mudas de árvores para se transformarem em bonsai, mas não é o caso deste Pé de Café; queremos ele por estimação. Qual a maior necessidade de um pé de café? E o nutriente mais importante para floração e frutificação? Responda para carloscorezola@gmail.com
RAIMUNDO ANTONIO DA S AMORIM

CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/04/2018

Temos que fazer analise bimestral foliar de solo e acompanhar o crecimento da plants e fazer estudos de carga dr acordo com a cultivar ver a demands de nutrientes durante o 4 estaçoes pois cada estaçao varia clima chuvas seca e umidade. Po mini
RAIMUNDO ANTONIO DA S AMORIM

CONSELHEIRO LAFAIETE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/04/2018

Temos que fazer analise bimestral foliar de solo e acompanhar o crecimento da plants e fazer estudos de carga dr acordo com a cultivar ver a demands de nutrientes durante o 4 estaçoes pois cada estaçao varia clima chuvas seca e umidade. Po mini
THIAGO DE SOUZA

CRISTAIS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 05/03/2018

Se eu usar viça cafe ou fh cafe posso usar fungicida a base de cobre o recop?
LILIANE TEIXEIRA MARTINS

ECOPORANGA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/11/2014

Oi boa noite. Eu fiz o análise do solo posso lhe mandar e então me envia a receita dos adulbo e dose certa, desde já obrigado.
ARMANDO ROSA JUNIOR

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS

EM 31/10/2013

Artigo muito bom !



parabéns.
MARCOS HUMBERTO MENDES CARDOSO

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/06/2013

Coleta de folhas visando análise química, onde devemos coletar pois vejo com muita frequência no campo pricipalmente na fase de granação do café, plantas com deficiência intensa de magnésio  e o resultado da análise foliar alto; devemos coletar elementos muito móveis na planta em um local e pouco móveis em outro? pois não acredito ser o terceiro ou quarto internódio o local adequado para coleta de folhas; como fazer para que a coleta seja confiável?

Obrigado Marcos.
DECIO BARB0SA FREIRE

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/05/2011

artigo excelente.em poucas linhas , a melhor exposição sobre adubação de solo de café em produção, que já encontrei.
ALVIMAR ANTONIO DE ARAUJO JUNIOR

OUTRO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/01/2011

O produtor deve sempre ficar atento quanto as adubações em sua lavoura de acordo com seu resultado da análise de solo pois só assim podera suprir as plantas com os nutrientes necessários para uma boa produção.

Alvimar Júnior / consultoria e extensão /cafeicultura e plantas anuais

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures