ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Correlação entre níveis de fósforo no solo em lavouras de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 22/12/2016

2 MIN DE LEITURA

2
0
Por M.L. Carvalho – engenheiro agrônomo das Fazendas Reunidas L e S; J.B. Matiello – engenheiro agrônomo da Fundação Procafé e Jairo Carvalho Filho – engenheiro agrônomo estagiário da Fundação Procafé

O fósforo é um nutriente importante para o cafeeiro na fase de formação da lavoura, quando favorece a estruturação do sistema radicular das plantas. Na fase adulta das plantas o fósforo é exigido em menor quantidade, sendo necessário apenas 0,6 Kg/saca de café produzida, cerca de 10% em relação às quantidades de outros macronutrientes, como o N e o K.

Nessas condições, a resposta à adubação fosfatada é muito boa em aplicação feita no plantio e pouco significativa na lavoura adulta, onde a disponibilização do P para os cafeeiros é atribuída à ação de ácidos orgânicos das raízes, ao efeito da associação com micorrizas, com base no P total existente no solo.

Os métodos de análise do P no solo utilizam o extrator Mehlich (ácido clorídrico + ac. sulfúrico) e a resina (resina trocadora de anions), sendo determinado o P solúvel. É importante, em solo nas lavouras de café, a correlação dos resultados entre estes 2 métodos e, ainda, conhecer o nível de P total presente, potencialmente disponível pra ser liberado.

Um estudo foi efetuado na região cafeeira de São Domingos das Dores, Zona da Mata de MG, em solos LVAh, cultivado com lavouras de café nos últimos 10-15 anos.

Foram analisadas amostras de solo normais, de 0-20 cm, em 16 lavouras, com determinações de P pelo métodos de extrator Mehlich, por resina e o P total ( por HNO3 +HClO4).

Foi possível verificar que os teores determinados pelo extrator Mehlich variaram, nas diferentes amostras, de 2,1 a 23,3 ppm e pelo extrator resina de 11 a 41 ppm. Na média de todas as amostras, o teor de P por resina(18,8 ppm) se situou em cerca de 2,7 vezes superior ao do extrator Mehlich(6,9 ppm). Quanto ao P total ele variou de 117 a 575 ppm, em níveis bastante superiores ao P soluvel, sendo, na média das 16 amostras, 49 vezes superior ao P por Mehlich e 17 vezes superior ao P determinado por resina.

Com os resultados do laboratório, efetuou-se uma equação de correlação ajustando-se uma regressão linear. A equação ajustada foi y=0,4154x – 0,9197, onde Y corresponde ao teor por Mehlich e X por Resina, a reta ajustada apresentou r2 de mais de 90%.

Concluiu-se que, nas condições estudadas:
1) A extração por resina indica cerca de 2,7 vezes mais de P do que no extrator Mehlich e sua correlação pode ser feita por uma equação de regressão linear série 1;
2) O P total se mostra bem superior, cerca de 49 vezes maior do que o determinado por Mehlich e 17 vezes mais do que o determinado por resin;
3) A presença de altos níveis de P total no solo pode explicar a pouca resposta, que vem sendo obtida em adubações com este nutriente, em lavouras de café adultas.

Foto: Procafé

Foto: Procafé
 
 
 
 
Sintomas como os das fotos, de amarelecimento, avermelhamento e seca da ponta da folha, indica forte deficiência de P, normalmente não real, mas induzida por estiagem ou problema outro de dificuldade de absorção do solo. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ITAMAR PEREIRA

CAMACHO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 24/12/2016

Fontes granuladas: são ótimas para reduzir a adsorção do P. Apesar destas fontes serem solúveis, devido o grânulo ser grande a superfície específica é pequena, o que limita a liberação de P. Com o P sendo liberado aos poucos a planta consegue absorvê-lo sem que o mesmo seja adsorvido pelos colóides.
MARIO DORNELLES DE ALVARENGA

PERDÕES - MINAS GERAIS

EM 23/12/2016

Excelente dica!E qual seria o melhor fosforo para formação das lavouras?map ou super simples?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures