ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Complexo seca de ponteiros

POR JEAN GABRIEL DE CASTRO ALVES

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 13/01/2017

2 MIN DE LEITURA

4
1
Por Jean Castro*

O complexo fisiopatogênico causador da seca dos ponteiros têm sido, sem dúvida, um dos fenômenos de mais recorrente discussão nos últimos anos entre a pesquisa e o meio técnico. Representado por uma síntese de anomalias derivadas de distúrbios fisiológicos e patogênicos, têm como sinal principal a necrose e morte apical dos ramos que com o decorrer do processo, avançam de forma descendente para o interior da ramagem onde atingem folhas e peças florais os quais enegrecem, com a consequente morte do tecido vegetal.

De diagnóstico preciso difícil, eventos fisiológicos têm sido apontados como causadores de parte do problema. Sabe-se da complexidade existente entre o sistema de balanço de produção/reserva de fotoassimilados versus a carga de produção em que o cafeeiro suporta. Essa relação exige então que a partir do momento em que o cafeeiro sai do período de repouso e é submetido a suprimento de água e luminosidade, se obtenha máxima eficiência fotossintética e estruturalmente boa quantidade de reservas orgânicas, normalmente alocadas nos ramos, os quais serão utilizados para um crescente desenvolvimento vegetativo concomitante com a iniciação reprodutiva.

Neste momento, com a ação de fortes drenos, representados por tecidos meristemáticos, flores e raízes, a perda de capacidade fotossintética por fatores abióticos múltiplos, tais como temperaturas extremamente elevadas ou muito baixas, estresse hídrico ou ainda por déficit nutricional severo, e desfolha progressiva, provocam esgotamento energético e consequentemente grave depauperamento da lavoura. Com a necessidade de energia a planta passa a consumir as poucas reservas existentes a uma velocidade cada vez maior, e as folhas antes responsáveis pelo suprimento de carboidratos passam a não fazê-lo, ao mesmo tempo em que a sucção de água pela transpiração e o fornecimento desta para as porções distais dos ramos é interrompido, levando a debilitação gradual à medida que o processo se agrava.

A ação de organismos patogênicos sobre os tecidos debilitados também tem surgido como parte do diagnóstico do complexo seca dos ponteiros. Fungos oportunistas como Colletotrichum coffeanum, C. gloesporioides, Phoma sp., Ascochita, além de bactéria Pseudomonas seringae encontram condições ambientais favoráveis e assim iniciam processo de infecção e colonização sobre as plantas enfraquecidas, aumento progressivamente o depauperamento da lavoura.

Sabe-se então, que a prevenção de distúrbios fisiológicos está ligada diretamente na construção de uma lavoura sadia, oferecendo suporte para o desenvolvimento das plantas, pautada na nutrição, sanidade e demais tratos culturais adequados, concorrendo para a manutenção da relação fonte/dreno, do enfolhamento e do aumento da vida útil do cafeeiro.

*Jean Castro formou-se em Agronomia no final de 2015. Hoje, trabalha em um grupo agropecuário de Patrocínio (MG). Desde agosto de 2016 faz curso de pós graduação em cafeicultura pela Fundação Procafé em parceria com a Uniube.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do CaféPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

JEAN GABRIEL DE CASTRO ALVES

Engenheiro Agrônomo

Serra do Salitre - MG/ Patrocínio - MG

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAINE PRISCILA RODRIGUES DA ROHA

EM 21/05/2019

Jaíne Priscila

Ótimo artigo. Tenho algumas dúvidas sobre o assunto. É possível recuperação das plantas após apresentar seca de ponteiros? Os ramos prejudicados podem ser recuperados com um bom manejo de adubação?
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 21/05/2019

Oi Jaine! Só não se recupera plantas mortas. As demais, conforme o nível de seca, são facilmente recuperadas com a volta dos tratos normais ou com podas.
JOSE CARLOS ANDRIGO

IBIRÁ - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 26/02/2017







https://chat.whatsapp.com/3mvcAmS8q2T9jT59wUBftM



GRUPO DE PRODUTORES DE CAFE CLIK NO LINK
DONIZETE GONÇALVES DE LIMA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/01/2017

Interessante seus argumentos,neste artigo! São vários fatores interagindo,produzindo todo esse complexo,que trás sério s problemas para nossas lavouras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures