ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colhendo Lucros: como regular a colhedora

POR NECAF

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 17/06/2014

3 MIN DE LEITURA

3
0
Foto: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora
Foto: Aislan Henrique da Silva/ Café Editora

A colheita é responsável por cerca de 40% dos custos de produção, apresentando importância econômica no processo produtivo do café, desta forma é de suma importância que o produtor tenha mais informações sobre esta etapa da produção, para conseguir maior eficiência no agronegócio café.

O tipo de colheita a ser feito pode variar de acordo com a topografia do local, nível tecnológico, cultivar plantada entre outros fatores. A mecanização é um caminho sem volta no cenário atual da cafeicultura, desta forma o produtor deve conhecer qual o melhor tipo de colheita a ser feito para garantir um maior aproveitamento do potencial produtivo de sua lavoura.

A hora de iniciar a colheita está intimamente ligada à uniformidade e porcentagem de maturação e não menos importante a força de desprendimento dos frutos, que podem indicar o tipo e a hora da colheita a ser feita, podendo ser seletiva ou plena. A colheita seletiva é feita com duas passadas da colhedora, sendo que a primeira passada é feita com aproximadamente 50% a 60% da carga pendente no estádio cereja, e a segunda passada em média 30 dias após a primeira, com o restante dos frutos no estádio cereja, desta forma conseguindo uma eficiência de colheita superior a 95%. A colheita plena é aquela que é feita com apenas uma passada da colhedora com intuito de colher a carga pendente em sua totalidade, com eficiência em torno de 85%.

Para uma boa regulagem da colhedora existem 3 variáveis que devem ser observadas pelo produtor, Velocidade, Vibração e a regulagem dos Freios dos osciladores:

1ª REGULAGEM – VELOCIDADE
A velocidade está relacionada ao desempenho da colhedora e ao tempo de ação das varetas na planta, pois, quanto maior a velocidade menor a ação da colhedora na planta. Quanto menor a velocidade maior o tempo de ação da colhedora na planta, desta forma quanto menor a velocidade maior a quantidade de café colhido, variando de 800 a 1600 metros/hora.

2ª REGULAGEM – VIBRAÇÃO
A vibração é o movimento que os osciladores empregam nas varetas da colhedora, de forma a vibrar os ramos da planta. Com o aumento da vibração, pode-se retirar maiores volumes de café na colheita, mas devemos levar em consideração a integridade da planta, pois quanto maior a vibração maior o estrago na planta, variando de 750 a 950 ciclos/minuto.

Conhecendo os efeitos da velocidade e da vibração sobre a planta do café e definindo o tipo de colheita, o produtor pode regular a colhedora através do índice I de colheita:

I = Vibração/ Velocidade

Este índice varia entre 0,5 e 1,0, onde os valores encontrados entre 0,50 e 0,75 sendo utilizados para colheita seletiva e 0,76 e 1,0 para colheita plena, estando desregulada a colhedora que apresentar índice abaixo de 0,50 e acima de 1,0.

3ª REGULAGEM – FREIOS DOS OSCILADORES
Após regulado o índice de colheita, o produtor ainda deve regular os freios dos osciladores da colhedora, que vão fazer o ajuste fino da colheita, ajustando a agressão da colhedora na planta, os quais vão variar entre 8 e 10 kg.

Desta forma, com uma regulagem correta podemos fazer uma colheita seletiva com um máximo de 4% de frutos verdes (fazendo mecanicamente o que os colombianos fazem a dedo), o que tende a aumentar consideravelmente a qualidade final do produto ou então, fazer uma colheita plena com boa eficiência de colheita. Sendo a mecanização da cafeicultura é um caminho sem volta, basta o produtor conhecer bem suas máquinas para poder extrair o máximo que elas têm a oferecer, tonando-se competitivo na cafeicultura moderna.

Qualquer dúvida, deixem comentários. Os autores estão à disposição!

Por: MSc Rodrigo Elias Batista Almeida Dias, doutorando-UFLA/Instrutor SENAR-MG
e Giovani Belutti Voltolini, graduando em Agronomia-UFLA/ Técnico em Agropecuária-IF Sul de Minas-Campus Muzambinho

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AMARILDO

LAVRAS - MINAS GERAIS

EM 09/08/2014

e bom saber que esxist meios de melhorar o desempenho das maquinas colhedeiras
RODRIGO DIAS

LAVRAS - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 25/06/2014

Boa noite Marcio Liberato, é muito interessante ver que nosso artigo está ajudando os produtores de café. Bom as condições climáticas podem interferir na força de desprendimento dos frutos, um exemplo bom a ser dado é que no dia seguinte após um dia de chuva a força de desprendimento cai, facilitando a colheita. Mas devemos tomar cuidado ao colocar a colhedora com o solo molhado, pois, podem ocorrer acidentes e também uma compactação do solo. Espero que tenha respondido sua dúvida. Caso tenha mais alguma dúvida estou a disposição. email: rodrigoodias@hotmail.com



Att,

Rodrigo Elias Batista Almeida Dias

MSc em Máquinas e Mecanização
MARCIO LIBERATO

MARÍLIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 23/06/2014

Ótimo artigo abordando as variáveis que podem ajudar na melhoria de performance da colheita. Uma dúvida : como as condições do clima podem interferir na colheita ? Quais são as condições ótimas para colheita, considerando temperatura e umidade ? As variáveis apresentadas no artigo são influenciadas pelo clima durante o processo de colheita ? Muito obrigado pela atenção e parabéns !

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures