ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Café no pós-plantio requer sombra e água fresca

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 21/02/2017

3 MIN DE LEITURA

11
1
Por José Braz Matiello, Iran.B. Ferreira - engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e J. Renato Dias e Lucas Franco – engenheiros agrônomos da Fazenda Sertãozinho

As mudas de café recém-plantadas no campo devem ser cuidadas, para que tenham um bom pegamento e seu desenvolvimento inicial normal. Para isso é importante que contem com umidade no solo e, se possível, também sombra.

As mudas de café são produzidas em viveiro com boa umidade, de regas diárias, e sob ambiente de meia-sombra. Na sua fase final, elas devem ser aclimatadas ao sol. No entanto, pelas dificuldades, os viveiristas pouco cuidam dessa fase. Mesmo aclimatando, as mudas muito próximas nos canteiros tem parte das folhas sombreadas e, assim, quando vão a campo acabam sentindo no novo ambiente, mais ensolarado e menos úmido.

Foto: Procafé / Cafeeiros conilon com proteção lateral com milho.
Cafeeiros conilon com proteção lateral com milho.

O estresse das plantas novas por falta de água já é bem conhecido. As plantas murcham inicialmente e chegam a queimar folhas e a brotação nova, sobrevindo desfolha e até a morte, por efeito de desidratação dos tecidos. Por isso, na fase inicial da formação da lavoura, as plantas jovens devem receber suprimento de água por molhações ou regas, sempre que faltarem chuvas. Adotando-as de forma preventiva, ou seja, não deixar as plantas sentirem muito, para depois socorrer as mesmas com água.

Com relação ao efeito de sombra no pós-plantio, o conceito desse tipo de proteção das mudas no campo tem sido desenvolvido ultimamente. Nas áreas mais quentes e ensolaradas, especialmente naquelas de cultivo de robusta-conilon, a cobertura inicial tem se demonstrado essencial para o pegamento e desenvolvimento das plantas. Para cafeeiros arábica cultivados em zonas mais frescas, logicamente, a sombra é menos crítica. No entanto, nos últimos anos, com veranicos observados nos períodos dezembro-fevereiro, onde predominam temperaturas altas, também têm sido verificados bons efeitos com sombra no pós-plantio nessas regiões.


Foto: Procafé  

Foto: Procafé
Proteção de sombra, essencial em plantio, em zonas quentes, de mudas de conilon. São utilizados, de preferência, materiais disponíveis nas propriedades, como colmos de bambu partidos e fincados no solo (primeira foto) ou pedaços de folhas de palmeira (segunda foto).

Nos anos de 2014/2015, em grande plantio efetuado em Fazenda do Sul de Minas, verificou-se que, mesmo molhando as mudas no pós-plantio, houve muita morte de plantas. Nessa área, algumas plantas que se encontravam sob uma árvore, pegaram e se desenvolveram normalmente. Foi uma lição, que agora passamos adiante. Ali, mais valeu a sombra do que a própria água, pelos efeitos que trataremos em seguida. No mesmo sentido, um ensaio de proteção por sombra foi conduzido em Pirapora, zona de temperatura média anual de cerca de 24º C. As avaliações de crescimento iniciais das plantas de café (arábica ou conilon) mostraram parâmetros muito superiores na condição de proteção por sombra (tabela 1). Também, a proteção em cafeeiros conilon foi demonstrada vantajosa em ensaio em Varginha (MG), com superioridade, no pegamento e crescimento inicial, nas plantas protegidas (tabela 2).

Tabelas: Fundação Procafé


O conceito de sombra no pós-plantio se relaciona com dois aspectos. O primeiro, mais fácil de ser entendido, se refere à menor transpiração e, portanto, resulta em menor necessidade de água em plantas sombreadas. O segundo, menos comentado mas muito importante, diz respeito ao nível de fotossíntese das plantas, o qual é comprovadamente menor em plantas jovens, sob plena luminosidade e em altas temperaturas. Esta constatação, inclusive, leva à produção das mudas em viveiros sob meia sombra.

O efeito da sombra sobre a fotossíntese influi diretamente no ciclo de crescimento da planta. Menor fotossíntese acaba resultando em poucas reservas pra suprir as raízes e estas, menos ativas, reduzirão sua contribuição na absorção de água/nutrientes pra atender à parte aérea da planta.

Com esses efeitos favoráveis da proteção por sombra pode-se verificar que ela auxilia e se integra ao suprimento de água. Por isso o que se anuncia no título – sombra e água (fresca), nesse caso não pela temperatura da água, mas pela sua constância de aplicação. 

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SONIA AP ANTUNES

PEIXOTO DE AZEVEDO - MATO GROSSO

EM 21/06/2021

Bom dia quantas horas devo irrigar minha planta de cafe já produz duas vzs são 20 pés de cafe
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 18/05/2021

Senhor Marco, no caso de plantio de café sombreado, precisava saber onde se encontra e é importante ressaltar que a sombra não pode ser muita, deve deixar passar pelo menos 50-60% de luz solar, senão o café floresce e produz pouco. Para a condição de sombra o ideal é uma variedade que não dá ferrugem, pois na sombra essa doenã aumenta sua gravidade. Neste caso poderia ser o Acauã ou o Arara. A Fundação Procafé possui sementes e mudas à venda ( 35-32141411 R. 6) ou, dependendo da sua região, pode haver viveirista que forneceria as mudas mais próximo da sua propriedade. Matiello
MARCO ANTÔNIO DOMINGUES

ATIBAIA - SÃO PAULO

EM 18/05/2021

Posso mandar um vídeo do meu café mais ele produção pouco eu não sei se é falta de calcário ou adido seria melhor colocar qual tipo de adubo e calcário,. Obrigado
MARCO ANTÔNIO DOMINGUES

ATIBAIA - SÃO PAULO

EM 18/05/2021

Gostaria de saber onde posso comprar muda de café para plantar em área sombreada e que produz bem qual tipo de cafe
PAULO OLIVEIRA FERREIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 21/05/2020

Olá Matiello,
Eu gostaria de saber por quanto tempo, após o plantio, deve se fazer a irrigação complementar para o pegamento das mudas? O hidrogel erradica completamente essa etapa de irrigação?
PAULO OLIVEIRA FERREIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 21/05/2020

Olá Matiello,
Gostaria de saber, mesmo plantando no período correto de chuva, caso ocorra pequenos verânicos, por quanto tempo devo irrigar o café até o pegamento? O hidrogel substitui completamente essa irrigação ou deve-se complementar com irrigação?
Desde já agradeço a atenção.
Paulo de Tarso
RAFAEL LUBIANA

EM 03/02/2020

Boa tarde, Matiello! Tudo bem?

Gostaria de saber se já foi feita esta pesquisa com aqueles
filtros solares que o pessoal tem utilizado por aí, e qual é a
opinião do senhor sobre filtros solares para mudas de café.

Obrigado,
Att,
Rafael Lubiana
ELIANA CAMPOS ALVES

ARATACA - BAHIA - ESTUDANTE

EM 03/06/2019

Ola boa noite queria uma informação plantei uma quantidade de mudas de café usando idrogel mais o locau e aberto esposto ao sol elas são bem pequenas oq devo fazee ?? P manter elas
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 04/04/2017

Olha Leandro, embora existam resultado sobre efeito de alelopatia por milho, acredito que o efeito, mesmo, do sorgo e milho, pode advir de zinco tóxico, usado em maiores doses nesses cultivos e que prejudicam o desenvolvimento dos cafeeiros. No caso do plantio intercalar, pra efeito de sombra ou quebra-vento, atentar para o stand, que deve ser o minimo possível, pois, senão, se estabelece concorrência danosa por água e nutrientes. Matiello
LEANDRO CAETANO MOTA

MONTE CARMELO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/04/2017

Bom dia, muitos produtores plantam milho e/ou sorgo nas entrelinhas para proporcionar sombreamento e criar uma barreira para quebrar o vento, minha dúvida é, estás plantas podem causar alelopatia às plantas de café?
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/02/2017

Artigo de conteudo técnico muito bom.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures