ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Acauãma - variedade de cafeeiro muito resistente e produtiva

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 19/04/2017

7
0
Por José Braz Matiello, Saulo R. Almeida e Iran B. Ferreira – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e Reginaldo O. Silva - técnico agropecuário da ACA

A variedade/cultivar de cafeeiros acauãma, lançada recentemente pela Fundação Procafé, se mostra muito resistente à ferrugem e a déficits hídricos, além de apresentar alta produtividade. Acauãma significa acauã amarelo, a primeira seleção com frutos desta cor, sendo que as demais são de frutos vermelhos.

Ela surgiu de um cruzamento natural, provavelmente entre catucai amarelo e acauã, em um campo de teste em Domingos Martins (ES). Plantas selecionadas desse material de acauã foram colocadas em campo em Varginha e Elói Mendes (MG) e ali surgiram algumas poucas plantas de frutos amarelos. Elas foram reproduzidas individualmente e, destas, uma planta deu origem, em F4, em campo de experimento em Araguari (MG) - convênio Fundação Procafé com a ACA -, a uma geração muito produtiva.

Foto: Procafé
Na foto no Campo Experimental da ACA, em Araguari (MG), o técnico Reginaldo mostra à esquerda (da foto) a parcela de acauãma, bem vegetada e, à direita a parcela de MN 376-4, sentida por efeito de estresse hídrico


Destaca-se que a região cafeeira de Araguari, no Cerrado Mineiro, tem apresentado déficits hídricos significativos, especialmente nos últimos anos, razão pela qual é predominante a cafeicultura irrigada. No caso do campo de teste de variedades, a condução do ensaio foi na condição de sequeiro, sem irrigação. Neste ensaio houve destaque para o item acauã amarelo 48, agora denominado acauãma, que sempre apresentou alto vigor. As plantas se mantendo, todo o período, enfolhadas e quase sem seca de ramos produtivos, enquanto outros materiais tradicionais sentiam muito a condição de estresse hídrico. As fotos incluídas nessa matéria permitem visualizar este comportamento diferenciado.


Foto: Procafé

Foto: Procafé
Em detalhe, as duas parcelas da foto anterior, á esquerda o bom vigor dos cafeeiros da parcela de acauãma e á direita os cafeeiros MN.


Em cinco safras nesse ensaio, em Araguari, o material de acauãma apresentou a média produtiva de 73 scs/ha, se situando em 1º lugar na produtividade entre mais de 60 itens em teste, sendo que a cultivar catuai V 15, usada como padrão, produziu 47,9 scs/há (quadro 1). Verificou-se que, em todo o período de avaliação, de sete anos, as plantas de acauãma não apresentaram infecção pela ferrugem, portanto em condição de imunidade, até o momento, em relação àquela doença.

Tabela 1- Produtividade da cultivar acauãma, em relação ao padrão catuai , em ensaio no campo da ACA em Araguari Araguari (MG), 2016
Tabela: Procafé


Desse ensaio foi derivada a geração F5, que foi colocada em campos em várias regiões de Minas Gerais, da Mogiana (SP) e do Espirito Santo. As plantas dessa geração, já na segunda safra, se mostram uniformes, sem segregação para porte, que é baixo, e para cor do broto, que é bronze.

Vale lembrar que o material de acauã é oriundo do cruzamento do sarchimor 1668 com o mundo novo, feito no Paraná, pelo Dr Kaiser, do ex-IBC, ainda na década de 1980. Nos cruzamentos e seleções, em seguida, já deu origem ao registro de cultivares como acauã, acauã novo e asa branca, estando em fase final mais duas seleções da Cv 2 e 8 e da 7/52.

Conforme os resultados produtivos e as características apresentadas, chega-se à conclusão que a nova cultivar pode ser plantada em lotes comerciais, com prioridade para cultivos de sequeiro e para regiões mais quentes ou, ainda, para produtores de menor nível tecnológico.

Foto: Procafé
Cafeeiros da geração F5 de acauãma, na primeira florada, na Fazenda Experimental de Varginha (MG)
 

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 02/05/2017

O espaçamento é o mesmo indicado pra outras variedades, pois a Acauãma tem porte baixo e arquitetura semelhante ao catuai. Pra Zona de MANHUAÇU poderia ser 2,8 a 3,20 por 0,5 m. Matiello
NILO LEONARDO FILHO

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/04/2017

Dr Matiello ,.qual é.o espancamento ideal para esta variedade ??? Obrigado
NILO LEONARDO FILHO

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/04/2017

Bom dia Dr Matiello , esta produtividade mencionada foi conquistada com qual espaçamento ??? Obrigado
GINO MARGOTTO MARIANELLI

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/04/2017

Boa tarde dr Mattiello, a partir de qual a altitude recomendada??
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/04/2017

As sementes, ainda em pequena quantidade, podem ser obtidas na Fundação Procafé, favor contatar o Iran tel 35-32141411 Matiello
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 24/04/2017

como devo me proceder para comprar sementes deste material para introduzir ma minha região, Guaçuí - ES.
HIPER AGRO

CANDEIAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/04/2017

Bom dia professor

Qual a relação entre acauãma e acauã novo?