ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Turismo no café melhora renda e visibilidade

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 23/05/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Por: Thais Fernandes

O agroturismo é a junção de dois negócios para agregar valor às atividades do campo e tornar conhecidas suas boas práticas. No Paraná, um dos projetos de referência no setor é a Rota do Café – PR. Desenvolvida pelo Sebrae do Estado, a Rota recebe contato de empresas que lidam diretamente com o café, entre elas, claro, as fazendas produtoras.

O Sebrae faz a ponte entre os produtos e as agências de turismo, além de oferecer capacitação contínua e divulgação. “Nós verificamos o atrativo relacionado ao café e passamos para os empreendimentos seus direito e deveres”, explica Sergio Garcia Ozorio, gestor do Projeto Turismo Norte Paranaense do Sebrae/PR.

Entre os requisitos para participar do projeto, estão o acesso à fazenda, funcionários com uniforme, banheiros e lixeiras, além de um guia (muitas vezes o próprio proprietário) para receber os visitantes e descrever a atividade que será desenvolvida. “Não é sempre que a visita inclui pernoite, então os dormitórios são só em alguns casos”.

Os principais objetivos de quem procura expandir as atividades para o turismo estão em angariar renda para si próprio ou, muitas vezes, para os próprios funcionários. “Tem muita gente que se interessa pela visibilidade que a visita dá ao seu café, e o que lucra vai para os funcionários da fazenda”, conta Sergio, que lembra que muitas fazendas aproveitam a possibilidade apresentar seus outros produtos aos visitantes.


Foto: Divulgação FAF


Na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, no município de Mococa, a Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF) também aderiu ao turismo. Há cerca de 15 anos a família de Felipe e Marcos Croce recebe diversos grupos para visitação. “Em 2005, a minha mãe organizou a sede e as demais casas. A Fazenda já chegou a ter 50 famílias residindo. Nessa época começamos a receber turistas”, conta Felipe Croce.

Sobre o impacto da atividade para o empreendimento, Marcos Croce afirma que “O cultivo orgânico tem uma produção um pouco menor e a visitação é mais um fator para ajudar no ganho econômico da Fazenda”. Além do ganho financeiro, o turismo trouxe a oportunidade de disseminar os conceitos nos quais a Fazenda está baseada. “O cultivo orgânico é pouco conhecido. Os atrativos da fazenda são conhecer o que é a cultura orgânica, de fato”, completa.

O diferencial da FAF, segundo Marcos é o ideal de sustentabilidade praticado no local. A Fazenda recebe grupos entre 10 e 30 pessoas, e o contato é feito diretamente com os donos da propriedade que utilizam o site da Fazenda (https://www.fafbrazil.com/). “Os visitantes são desde o pessoal do café, passando por famílias, que vem para ter oportunidade de conhecer e ver como é uma fazenda que produz o que consome, até grupos de praticantes de ioga”, segundo Marcos.


Foto: Divulgação FAF

A época com mais procura de pessoas já envolvidas com a cafeicultura é entre julho e dezembro, mas as visitações ocorrem o ano todo. “Os preços variam de acordo com o número de pessoas e quantidades de dias e as atividades”, pontua.

Mais informações sobre a Rota do Café e como participar do projeto aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures