ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Safra de arábica deve se recuperar e de robusta, ter nova queda

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 04/01/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

No último dia 30 o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, apontou suas perspectivas para a produção deste ano. “Ainda sob influência do El Niño, o clima no primeiro semestre de 2016 pode continuar favorável ao desenvolvimento da safra 2016/2017 de arábica, mas prejudicial ao robusta”, afirmou a instituição em Alerta de Mercado. Outro fator que deve influenciar o volume de arábica no país são os estoques da variedade que, segundo o Cepea, devem seguir em patamares reduzidos, o que pode sustentar os preços ao longo do ano. O robusta, por sua vez, deve seguir valorizado, visto que a safra tende a ter nova redução.

Por enquanto, o Cepea avalia que o clima tem favorecido a abertura das flores nas lavouras de arábica e também a granação. Com isso, a maioria dos produtores tem realizado os tratos culturais recomendados. Com esse cenário e considerando-se que a próxima temporada será de bienalidade positiva, colaboradores do Cepea indicam que caso as condições climáticas sigam favoráveis a produção de arábica pode superar a da atual temporada, tanto em qualidade como em volume.

Já o robusta, o conilon, tem sido prejudicado pelo El Niño. Conforme pondera o Cepea, no Espírito Santo, a quantidade de chuva está reduzida, especialmente no segundo semestre de 2015. “Assim, apesar de as floradas nas lavouras capixabas terem sido uniformes e volumosas, a forte estiagem e as altas temperaturas têm prejudicado fortemente o desenvolvimento da safra. A seca também está atrapalhando os tratos culturais e as expectativas iniciais são de que a safra 2016/2017 não seja boa”, indica. O alerta indica, ainda, que segundo a Somar meteorologia, o enfraquecimento do El Niño no Brasil só deve ocorrer a partir de junho, com a chegada do inverno. Para as regiões produtoras de arábica, apesar de favorecer o desenvolvimento da safra 2016/2017, o excesso de umidade pode prejudicar a colheita, tradicionalmente iniciada em no final do primeiro semestre. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures