ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Primeiros grãos de café com maturação antecipada são vistos em Minas Gerais

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 21/01/2016

1 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

Nesta semana o diretor presidente do Conselho da Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG), Fernando Barbosa, registrou grãos de café com maturação antecipada. “As lavouras estão recebendo uma quantidade boa de água no solo, além do nevoeiro que também está propiciando a maturação do café”, afirmou Barbosa.


Os registros foram feitos no último dia 19 e mostram lavouras de cafés na região do município de São Pedro da União (MG). “Conversando com o produtor, os relatos que ele comenta é que não são cafés com deformidades e também não apresentam doença” explica. “Mas vale lembrar que com a orientação de um técnico poderá se diagnosticar se realmente não é uma doença e, sim, o que o produtor acredita que foi provocado pelas floradas fora de tempo, logo após a colheita”.


Outro fenômeno observado por Barbosa foi a presença de nevoeiros, que teriam contribuído para os frutos estarem adiantando seu período ideal de maturação na região de montanha.

Em artigo, pesquisadores da Embrapa alertaram sobre as condições climáticas previstas para fevereiro, principalmente para Minas Gerais. Segundo Williams Ferreira e Marcelo Ribeiro, as chuvas devem favorecer o enchimento de grãos em algumas regiões e os produtores precisam estar atentos, pois algumas regiões iniciarão a colheita mais cedo nesse ano de bienalidade positiva. (Leia o prognóstico completo dos pesquisadores).




“O que precisa ser analisado é a qualidade e se a bebida não vai ser afetada. Se a antecipação da colheita ocorrer, podemos mais tarde ter uma perda da qualidade do café, isso devido ao seu efeito no metabolismo e aumento de custo na colheita”, comentou Fernando Barbosa.

Na região do Sul de Minas, onde a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Poços de Caldas (CaféPoços) atende, o clima tem sido positivo. De acordo com informações da cooperativa, apesar de atrasar o andamento de alguns tratos culturais, como adubação e aplicação de herbicida, a chuva tem sido muito bem recebida nesta época de enchimento dos grãos.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/01/2016

Altas  temperaturas  outubro, novembro e dezembro de 2015 e muita chuva em janeiro de 2016; sinônimo de desequilíbrio fisiológico e metabólico. Ataque do ácaro  da leprose, afetando esses grãos de floradas mais precoce também é alvo da manchete. Outro fator primordial é essa desproporcionalidade climática.


Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures