ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Planalto da Bahia vence 1º e 2º lugares do Cup Of Excellence Brasil

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 19/10/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Por Thais Fernandes

O resultado final da Fase Internacional do Cup of Excellence Pulped Natural 2015 revelou os 22 melhores cafés da competição. No topo da lista, divulgada neste sábado (17/10), o primeiro e segundo lugares tem muito em comum a começar pelo município de Piatã, na Bahia, que também conquistou outras duas colocações na competição (8º e 12º).

Antonio Rigno de Oliveira - com lote campeão que atingiu 91,22 pontos na escala de 0 (zero) a 100 do concurso - e Cândido Vladimir Ladeira Rosa - que teve seu lote avaliado em 90,03 pontos -, sogro e genro, respectivamente, vencem a competição pelo segundo ano seguido. “A gente esperava ficar entre os 20 melhores, mas devido especialmente ao período chuvoso da colheita era difícil avaliar a situação. Ter os primeiros lugares foi uma surpresa muito agradável”, conta Cândido, em entrevista exclusiva ao CaféPoint.


No total, o principal concurso de qualidade para café cereja descascado e/ou despolpado do Brasil teve 22 vencedores, que representam sete origens produtoras do País: Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas; Chapada Diamantina, no Planalto da Bahia; Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná; Montanhas do Espírito Santo; Sul de Minas Gerais; Matas de Minas Gerais; e Média Mogiana, em São Paulo. Confira aqui o resultado completo e a pontuação de cada lote.

Segundo Vanusia Nogueira, coordenadora nacional do concurso, após a análise de um júri extremamente profissional e maduro, o fato de sete regiões produtoras marcarem presença entre as vencedoras evidencia a proliferação do foco em qualidade que os produtores brasileiros adquiriram com a evolução do certame. “O Cup of Excellence nasceu em 1999, aqui no Brasil, e, de lá para cá, vem escrevendo uma linda história de contribuição à cadeia do café, em especial aos produtores, com estímulo a melhores tratos culturais e, principalmente, à altíssima agregação de valor ao seu produto”, comemora.

Safra 2015
Neste ano, em decorrência da bienalidade, Cândido revela que a produção caiu em quantidade. “Como diminui cerca de 50% na produtividade desta safra, a única coisa que melhoramos foi o cuidado com a colheita e pós-colheita”, revela ela, que conta que a presença do sogro durante todo processo de secagem em terreiro de cimento e secador fez a diferença.

Além da Chácara São Judas Tadeu (1ª colocada) e da Fazenda Ouro Verde (2ª), a família inscreveu outra propriedade no Prêmio, a Fazenda Tijuco (12º lugar) inscrita através da produtora Zora Yonara, nora de Rigno. Somando as três propriedades são 55 sacas disponíveis para o leilão, que ocorrerá no próximo dia 1º de dezembro. Em 2014 a saca de Cândido atingiu o maior lance no leilão online da competição, sendo arrematado por R$ 16.646,48 por saca de 60 kg (US$ 50,20 por libra-peso). “Agora, expectativa já é muita. Não que chegue a um recorde como foi no ano passado, mas aguardamos um bom preço, sim”, aponta Cândido.

_____________________________________

Este material jornalístico é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize as redes sociais abaixo, creditando a fonte.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLITO ROBERTO BERNARDES

EM 21/10/2015

O Brasil é um país de vários sabores, pontuando nuances das mais variadas, a partir do momento que forem reconhecido nossa qualidade, mundialmente e não só a quantidade produzida, então seremos o país do café e não somente um país cafeeiro como somos conhecidos atualmente.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures