ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa mostra realidade da safra cafeeira 2014/2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 29/09/2014

1 MIN DE LEITURA

9
0
Por Thais Fernandes

Em 28 de julho deste ano, o site CaféPoint iniciou a pesquisa Colheita cafeeira na safra 2014/2015 que perguntava, diretamente ao produtor, como estava a situação da sua lavoura nesta safra.

A forte seca que impactou regiões produtoras de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014 esteve os fatores determinantes para a produção deste ano no Brasil. Por isso, o questionário foi direcionado a compreender e captar o que, de fato, ocorreu como resultante desta mudança climática.

Durante um mês e duas semanas, a equipe CaféPoint recebeu respostas de cafeicultores das nove regiões produtoras citadas na pesquisa. Foram 302 participantes que responderam ao questionário e, em 8 de setembro, a etapa de coleta de dados foi encerrada para iniciar-se a apuração.

Além das questões fechadas, foram levados em consideração os comentários dos leitores do site, que contribuíram com o levantamento qualitativo da pesquisa. Um dos principais dados apontou que 32% dos entrevistados tiveram uma quebra entre 20% e 30% em suas produções nesta safra (2014/2015).

O resultado de cada questão está disponível aqui na apresentação utilizada para palestra que ocorreu durante o I Fórum da Agricultura Sustentável, na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG). O documento, divulgado no dia 17 de setembro, mostra também mais dados sobre a porcentagem de grãos mal formados e com defeitos decorrentes da estiagem, e as principais características que os produtores têm verificado em suas lavouras.

A equipe CaféPoint agradece a cada produtor que participou da pesquisa e espera, em breve, desenvolver mais estudos colaborativos, dando assim, voz à cadeia produtiva do café.

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/10/2014

É isso aí pessoal, parabéns! A quebra na safra 2014 vai falar por si só. Dispensando de maneira natural os dados da CONAB.
FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/09/2014

Parabéns a todos.

Aqui em capelinha e regiões, é contra safra. Contudo, se não chover para que as lavouras se reidratem e posteriormente sejam adubadas; possivelmente diretamente a produção de 2016 já está comprometida. Isso não falando de possíveis doenças como a Phoma, que quando vem, leva uma grande fatia mesmo controlando preventivamente.
PAULO CESAR SANTOS SCALLI.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/09/2014

Parabéns pela pesquisa realizada, nossa região está com chuvas muito irregulares e isoladas, por aqui esta primeira florada já esta comprometida, por falta de agua.
EDIMAR GONÇALVES CARVALHO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO

EM 30/09/2014

   O mais importante é nós produtores respondermos a estas pesquisas com total franqueza, pois não devemos utilizar da pesquisa para expressar nossos interesses próprios, mas sim o resultado dela deve ser plena expressão da verdade se não corre o risco de num futuro próximo as pesquisas realizadas  por este meio de comunicação não ter credibilidade...
ANTONIO CARLOS SILVA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/09/2014

Concordo com o Amauri Rezende Pacheco, a situação não é nada boa por aqui!
ELI VALERA NABANETE

MARUMBI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/09/2014

Comungo com a opiniao dos colegas acima e volto a alertar. As eleiçoes estao ai. Eh a nossa vez de dar o troco.Pensem nisso!
JOSÉ CARLOS GAVA FERRÃO

PORTO SEGURO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/09/2014

Excelente a iniciativa, parabéns! São ações pró ativas assim que dão  mais confiabilidade a realidade do campo e desmascara toda a manipulação de dados do mercado comprador, que divulgam dados sem critérios e sempre pra cima da real safra Brasileira, com o intuito claro de "derrubar" os preços.
PAULO CESAR TOLEDO CAMPOS

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/09/2014

Realmente a quebra desta safra fechou em 25% de nossas lavouras, como exemplo lavouras Mundo Novo esquelatadas com media no pico de 98 sacas/hc ficou este ano em 73 sacas.

Como já sabemos de números manipulados pelo IBGE, visto as ultimas noticias não nos surpreende noticias vinda de um governo que mente descaradamente nestas eleições. A verdade estará nos armazém no final de novembro com volume de cafés estocados.

As percas das lavouras para próxima safra para 15 já é uma realidade e por dois motivos, seca nas aguas e falta de chuva agora.
AMAURI REZENDE PACHECO

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/09/2014

Parabéns pela iniciativa da pesquisa! Quem sabe, agora de outubro a dezembro, vocês não realizam uma pra ver como será a florada para a safra 2014/15? Aqui na nossa região, infelizmente acho que teremos uma surpresa mais desagradável ainda, em relação a pesquisa anterior!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures