ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Pesquisa da EPAMIG seleciona sementes com boa genética para doação

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 05/02/2018

0
1

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) está desenvolvendo uma pesquisa, junto ao seu Banco Ativo de Germoplasma, sobre as amostras de sementes catalogadas no órgão. A ideia é testar as mais de 300 amostras para buscar características diferenciadas e específicas para sabor e aroma, difíceis de encontrar no café de qualidade. As avaliações física e sensorial seguiram os protocolos brasileiro e americano da Specialty Coffee Association (SCA)

O levantamento prévio da pesquisa mostrou que 60% dos cafés testados foram considerados especiais, ou seja, acima dos 80 pontos. As amostras foram submetidas a cadastro e codificação, armazenamento em local adequado, preparação em peneiras 16 acima para retirar os defeitos intrínsecos e extrínsecos, torra e desenvolvimento de uma curva para extração do potencial qualitativo de cada uma, descanso de 8 horas após a torra, moagem e preparação, avaliação sensorial por árbitros devidamente licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI) e  pelaSCA. 

Os pesquisadores devem apresentar um relatório final em fevereiro. A previsão é disponibilizar as amostras para os produtores em 2019. "Se a planta já tem a genética para transferir a característica diferenciada de sabor, facilita todo o processo, inclusive pós-colheita. Ter o Banco de Germoplasma, com tantos acessos disponíveis, numa região de solo, altitude e clima propícios para a produção de cafés especiais é uma grande vantagem para os cafeicultores”, avaliou o consultor em negócios de café e responsável técnico pelas provas, Ronaldo Antônio Dantas da Silva.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.