ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE projeta 43,72 milhões de sacas de café para safra 2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 14/09/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A safra brasileira de café foi estimada em 43,72 milhões de sacas de 60 kg pelo relatório de agosto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão representa queda de 3,1% em relação a safra de 2014 e de 1% em relação ao mês de julho.

Arábica
A estimativa do Instituto para a espécie arábica em 2015 é de uma produção de 1,98 milhões de toneladas, ou 33 milhões de sacas de 60 kg, redução de 1,3% em relação ao mês anterior. Os dados refletem o que foi apurado em Minas Gerais, que este mês teve sua estimativa de produção reduzida em 1,9%, devendo alcançar 1,36 milhões de toneladas ou 22,7 milhões de sacas de 60 kg e redução da estimativa do rendimento médio em 2%, passando dos 1.407 kg/ha para 1.379 kg/ha na avaliação de agosto.

Com mais da metade do café previsto já colhido nas principais regiões produtoras, segundo o instituto, no Cerrado Mineiro as lavouras estão apresentando queda no rendimento em função da necessidade de uma quantidade maior de grãos para encher uma saca.

O relatório aponta que “o clima mais quente que de costume e as estiagens de início de ano, em alguns municípios, impediram o adequado enchimento dos grãos, deixando-os menores e mais leves, afetando seu rendimento. Outro problema verificado durante a colheita foi a ocorrência de chuvas, que dificultaram os trabalhos de colheita e afetaram a qualidade dos grãos”.

Aumento em relação a 2014
Apesar disso, o IBGE afirma que, embora 2015 seja um ano de safra baixa, de acordo com a característica de bienalidade da espécie, a estimativa de produção do arábica encontra-se 3,3% superior à obtida no ano anterior. Isto se deve à quebra da produção em 2014 em decorrência do clima excessivamente quente e seco nos principais estados produtores, São Paulo e Minas Gerais.

Assim, de acordo com o IBGE, embora as lavouras tenham terminado 2014 bastantes debilitadas, a normalização das chuvas em 2015 possibilitou recuperação das mesmas, notadamente em São Paulo e também na Zona da Mata e no Sul de Minas Gerais, apesar dos recentes problemas climáticos na região do Cerrado Mineiro.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures