ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE estima 2,7% de quebra para a safra 2015

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 12/03/2015

1 MIN DE LEITURA

1
0
Da redação

A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de fevereiro deste ano para o café em grão apontou queda de 2,7% em relação à produção de 2014. O dado mais recente do Instituto, divulgado nesta terça-feira (10/3) aponta que o Brasil deverá produzir 1.892.109 toneladas de café arábica, o que equivale a 31,5 milhões de sacas de 60 kg e de 11,2 milhões de sacas (671.226 toneladas) para o conilon, o robusta – que apresentou quebra de 15,2% na comparação com a safra 2014/2015.

Comparativo com estimativa de janeiro de 2015
Já no comparativo com o primeiro mês de 2015, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de fevereiro aponta diferença de -2,1% para o café arábica e para o conilon -4,4%. O IBGE comenta em nota que “há registros pontuais de queda de rendimento médio, pois as altas temperaturas e a baixa pluviosidade neste início de 2015 são ocorrências negativas, nesta época crucial de ‘enchimento’ dos grãos”.

Minas Gerais, o maior produtor brasileiro de café arábica, aponta decréscimo de 0,4% na produção estimada de fevereiro em relação a janeiro, que totaliza 1.345.091 toneladas (22,4 milhões de sacas de 60 kg). Já a área a ser colhida está estimada em 983.078 hectares, 1,6% maior e o rendimento médio de 1.368 kg/ha está 1,9% menor.

Para o café conilon, a área total ocupada no Brasil foi calculada em 518.532 hectares, 0,2% maior do que em janeiro deste ano. A produção do Espírito Santo, principal produtor de café conilon do País, está estimada em 457.404 toneladas (7,6 milhões de sacas). O número indica decréscimo de 6,3% em relação a estimativa anterior, o que se deve, de acordo com o IBGE, à estiagem e elevadas temperaturas que fizeram o rendimento médio cair 6,6%, influenciando a queda da produção do estado.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBSON FRANÇA RODRIGUES

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/03/2015

Este número não condiz com a realidade no campo pois na minha região que é o sul do Espírito Santo a quebra na safra será de mais de 40% em lavoura que não é irrigada,em lavoura que é irrigada como é o meu caso a perda será de 25% mais uma vez estão manipulando os números.  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures