ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estimativa do IBGE para conilon na safra 2016 tem recuo em maio

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 13/06/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) emitiu seu Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do mês de maio. O volume da safra brasileira de café foi estimado agora em 2.973.711 toneladas, ou 49.561.850 sacas de 60kg. O rendimento médio também apresentou leve redução de 0,5%. Os dados foram divulgados no último dia 9 de junho de 2016.

Arábica
A produção de café arábica em maio foi estimada em 2.388.911 toneladas, ou 39,8 milhões de sacas de 60 kg. Segundo do IBGE, em Minas Gerais, principal produtor da espécie, e responsável por 68,7% do total nacional a ser colhido em 2016, prevaleceram condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras.

O Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias de Minas Gerais (GCEA/MG) elevou em 1,8% a estimativa da produção e em 2% a estimativa do rendimento médio, que alcançou 1.610 kg/ha. Ao todo, o estado deve produzir 1.641.813 toneladas desse tipo de café, ou 27,4 milhões de sacas de 60 kg.

Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora
Foto ilustrativa: Guilherme Gomes/ Café Editora

Robusta
Já a espécie café canephora, em 584.800 toneladas, ou 9,7 milhões de sacas de 60 kg. Para o canephora, o robusta ou conilon, a estimativa da produção foi reduzida novamente no Espírito Santo, estado responsável por 64,4% da produção do país. O GCEA do Espírito Santo informou que a produção estimada caiu 11,4%, sendo reflexo da redução do rendimento médio, que também caiu nesse mesmo valor. Com o início da colheita, os produtores têm se queixado que os grãos estão menores e mais leves, havendo necessidade de maior número deles para encher uma saca.

“Pelo segundo ano consecutivo, o Espírito Santo é acometido por uma redução da ocorrência de chuvas nos principais municípios produtores, com reflexo na redução dos mananciais utilizados para a irrigação. Em alguns municípios, inclusive, há relatos de falta de água para o abastecimento dos núcleos urbanos”, relata o Levantamento.

Estimativa de maio em relação à produção de 2015
Após dois anos de quebra de safra, em decorrência de problemas climáticos, a produção de café do país deve crescer 12,3% frente ao ano anterior e alcançar 2.973.711 toneladas, com a estimativa da produção do café arábica devendo crescer 19,8%.

O GCEA/MG informou uma safra de café arábica de 1.641.813 toneladas, ou 27,4 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 23,9% frente ao ano anterior. Em São Paulo e no Espírito Santo, segundo e terceiro maiores produtores do país, o crescimento da estimativa da produção, frente ao ano anterior, foi de 19,8% e 22,4%, respectivamente. O aumento dos investimentos, por conta dos preços que se mantiveram em patamares relativamente elevados em 2015, e o clima mais chuvoso, nas principais regiões produtoras, beneficiaram as lavouras, com reflexo positivo também na qualidade do produto.

Quebra no conilon
Em contrapartida, a safra de café conilon em 2016 deve apresentar uma redução de 10,7% frente ao ano anterior, reflexo da redução de 8,1% no rendimento médio e de 2,9% na área a ser colhida. Nos últimos dois anos, o Espírito Santo vem sofrendo uma forte seca que vem afetando a região produtora desse tipo de café, com efeitos na redução dos reservatórios de água, que são utilizados para irrigação das lavouras.

Com a colheita sendo iniciada, a preocupação dos produtores versam sobre o preço de comercialização, já que o custo de produção aumentou consideravelmente, acompanhando a desvalorização da moeda brasileira. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures