ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial Projeções 2015: Carlos Paulino

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 23/12/2014

3 MIN DE LEITURA

2
0


Por Thais Fernandes


A falta de chuvas e os altos índices registrados nos termômetros do sudeste brasileiro no início de 2014 foram responsáveis por uma queda vertiginosa na produção cafeeira da safra 2014/2015. Agora, toda a cadeia se volta para os danos que já podem ter sido causados no próximo ciclo. Para saber de que forma os cafeicultores sentiram este problema, o CaféPoint entrevistou Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da maior cooperativa cafeeira do mundo, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda). Confira, abaixo, o que Paulino nos contou sobre este ano e as expectativas para a próxima safra.

CaféPoint - Quantas sacas foram produzidas pelos associados da Cooxupé na safra 2014/2015? Qual a quebra de produção da Cooperativa em relação à safra 2013/2014?
Carlos Paulino - Na safra 2014/2015 foram produzidas 3,6 milhões de sacas pela Cooxupé. Aqui, registramos 18% de quebra na produção dos cooperados. Temos cooperados no Sul de Minas e no Cerrado Mineiro, por isso esse porcentual variou. No Cerrado Mineiro a queda foi menor. É importante ressaltar que na minha avaliação o levantamento feito pela Fundação Procafé para este ano (20% de quebra), foi o que mais se aproximou da realidade.

CaféPoint - De que forma você dimensiona os impactos da seca deste ano na produção dos cooperados da Cooxupé?
Carlos Paulino - A seca de 2014 atingiu a cadeia de foram muito injusta, porque o Cerrado Mineiro, por exemplo, quebrou pouco, mas no Sul de Minas em algumas regiões o problema foi sério. A recuperação dos preços muitas vezes não compensou a quebra destes produtores. Enquanto algumas regiões puderam aproveitar os preços que chegaram a subir cerca de 80% no mercado, outras delas não estão conseguindo pagar suas contas.

CaféPoint - Como foi o andamento das floradas referentes à safra 2015 nas propriedades da região?
Carlos Paulino - A florada foi boa, em geral, com as chuvas recentes. No entanto, algumas cidades que fazem parte da cooperativa, Campos Gerais Alfenas e Três Pontas, por exemplo, as chuvas não chegaram com boa intensidade. Em alguns municípios a chuva ficou abaixo da média. O que se pode dizer é que, os produtores que tiveram chuvas em suas regiões puderam fazer seus tratos culturais. Muito fertilizantes foram vendidos.

CaféPoint - Qual a sua expectativa de produção para a safra 2015/2016?
Carlos Paulino - Nós realizamos, com o trabalho de 60 agrônomos no campo, um levantamento de safras que usa os dados de cerca de 3.800 cooperados. A margem de erro é pequena: 2%. No levantamento para 2015 temos chegado a números variados, exatamente por conta de Cerrado e Sul de Minas. Se fizermos o balanço das duas regiões, a produção deverá se igualar a da safra 2014/2015.

CaféPoint - O que esperar do mercado cafeeiro no ano que vem em relação a quanto café vai circular? Você acredita que o preço do arábica irá acompanhar a realidade do volume produzido pelo Brasil?
Carlos Paulino - Eu acho que é difícil fazer uma previsão do mercado de café. Este ano, o Brasil deve exportar 35 milhões de sacas, somando ao consumo interno, teremos utilizado cerca de 55 milhões de sacas. Se o ano que vem for da mesma maneira, em 2 anos teremos consumido 110 milhões de sacas de 60kg. A questão é que nós não vamos conseguir produzir estes 100 milhões de sacas.
Os estoques da Cooxupé devem ser divulgados após assembleia da Cooperativa, no final de março de 2015.

CaféPoint - Algum outro fator – seja ele climático ou econômico -, neste momento, pode prejudicar a safra corrente (2015/2016)?
Carlos Paulino – O fator climático pode influenciar sim, porque a seca de 2014 influenciou exatamente durante os meses de janeiro e fevereiro. Até aqui, se tudo correr bem, a previsão é a de que a produção se repita, agora se repetir a seca os danos serão ainda maiores. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 12/01/2015

Para aprender mais sobre estratégias do agronegócio café, fiquem atentos ao início do curso online "Marketing Estratégico no Agronegócio do Café". Saiba mais: https://www.agripoint.com.br/curso/marketing-cafe/
EDEVARDE FONTE

SERRA NEGRA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/01/2015

Até que enfim uma informação realista sobre a safra 2014/2015 e também da próxima.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures