ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Especial Projeções 2015: Américo Sato

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 22/12/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0



Por Thais Fernandes


Os problemas climáticos que atingiram as lavouras cafeeiras em 2014 chegaram primeiro a ponta produtora da cadeia, mas o setor já avalia quais serão os impactos disso nas demais frentes em 2015.

Para falar sobre as expectativas cafeeiras para o próximo ano do ponto de vista da indústria, o CaféPoint conversou com Américo Sato, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entidade criada em 1973 e que desenvolve um trabalho que integra indústrias, varejo e pontos de consumo. Além do papel na instituição, Américo também é sócio da Indústria e comércio Café Floresta, empresa de São Paulo. Confira a entrevista, na íntegra:

CaféPoint - Em agosto de 2014, a Abic informou ao CaféPoint que o consumo nacional deveria alcançar 1,03 milhão de toneladas de café industrializado em 2014. Esse número segue como estimativa da Abic para este ano?
Américo Sato - De acordo com dados da Nielsen, o consumo nacional de café cresceu 4% em volume, no período de outubro de 2013 a outubro de 2014. Levantamento feito pela Abic também indica que o consumo nacional vai crescer, podendo até superar a taxa da Nielsen, quando forem computados os dados finais deste ano da entidade. Com esse avanço da demanda, o Brasil deverá terminar o ano com o consumo de 21 milhões de sacas de café.

CaféPoint - De que forma a seca de 2014 atingiu a cadeia cafeeira industrial, no Brasil? E como a quebra de produção na safra 2014/2015 será sentida pelo consumidor, se é que já não está sendo sentida? Já podemos falar de um aumento no valor do produto final nas gôndolas? Quantos % a mais?
Américo - A seca interferiu na qualidade em algumas regiões produtoras. Mas o maior problema deverá ocorrer no próximo ano, cuja safra ainda é uma incógnita. Os estoques serão menores e a indústria vai contar com suprimento mais apertado. Prevemos alta de preços já nos primeiros meses de 2015.

CaféPoint - Ainda em agosto de 2014, a Abic informou que o consumo dos cafés de qualidade tem tido desempenho superior ao próprio consumo geral. A expectativa era de que em 2014, a parcela de cafés gourmet tivesse incremento de 15% no País. Até aqui, a projeção se confirmou?
Américo – O consumo fora do lar em crescimento, inovações com a aceitação crescente de monodoses e cápsulas, novos players nesse mercado e o avanço da preparação de cafés gourmet no lar, tudo tem contribuído para o crescimento desse segmento, que ainda é uma parcela menor no grande consumo de massa, mas que evolui bastante a cada ano. A projeção deve se confirmar.

CaféPoint - Qual o impacto que problemas climáticos como o de 2014 devem ter sobre a indústria nacional? Na sua avaliação, qual a influência disso na industrialização de cafés de qualidade superior?
Américo - Não houve impacto negativo na qualidade como resultado da seca. O mercado continuou a operar em regime de volatilidade alta, preços com suporte no nível atual, e muitas regiões produzindo cafés de excelente qualidade, apesar da seca. O PQC – Programa de Qualidade do Café da Abic continua certificando e monitorando cafés de qualidade superior, sem registrar problemas. No PQC, que monitora cerca de 560 marcas, nos três níveis de qualidade, há 130 marcas de cafés Superiores e 155 marcas de cafés Gourmet, que mantiveram sua qualidade ao longo do ano 2014, segundo as análises feitas nos laboratórios especializados.

CaféPoint - Por fim, qual a sua expectativa para o consumo de café no Brasil em 2015, ele deve continuar a crescer? E o café especial?
Américo - A Abic mantém expectativa de crescimento entre 3% e 4% em 2015, segundo pesquisas da Nielsen que apontam intenção do brasileiro continuar consumindo café diariamente. Além disso, a Abic está promovendo o consumo através de campanha de marketing, que vem impactando milhões de consumidores, e pode continuar a fazê-lo em 2015. Os cafés gourmet e especiais devem manter seu ritmo de aceitação e crescimento em 2015. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures