ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig lança equipamento para reaproveitamento da água da cafeicultura

PRODUÇÃO

EM 27/07/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

A possibilidade de reaproveitar na irrigação da lavoura 40% da água utilizada na lavagem e no descascamento dos frutos do café foi um dos destaques da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas) durante a 86ª Semana do Fazendeiro de Viçosa.

De acordo com informações da Agência Minas, de baixo custo, estimado em R$ 2 mil, e fácil instalação, a técnica é acessível aos agricultores familiares e contribui para o combate ao desperdício de água.O sistema padrão tem capacidade para processar cerca de dez mil litros de água por vez.

Foto: Divulgação/Epamig
 
Foto: Divulgação/Epamig


Para possibilitar esse reaproveitamento é preciso que parte dos resíduos que essa água agrega durante a lavagem do café seja removida. Isso pode ser feito pelo Sistema de Limpeza de Águas Residuárias (SLAR), desenvolvido em parceria pela Epamig, Embrapa Café e o Incaper – grupo deinstituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café.

Constituído de caixas e peneiras que associam os processos de decantação e peneiramento, o SLAR permite que, à medida que a água vai sendo reutilizada, a quantidade de nutrientes, absorvidos do café, seja elevada.

Com a técnica, o agricultor poderá reaproveitar a água. Depois de utilizada na lavagem e no descascamento dos frutos do café, ela pode servir na irrigação de lavouras, suprindo parte da necessidade para o desenvolvimento de culturas e também diminuindo os custos com aplicação de fertilizantes.

A eficácia dessa tecnologia foi comprovada pelo projeto ‘Aproveitamento da Água Residuária do Café’, liderado pelo pesquisador Sammy Fernandes, da Embrapa Café, cedido à Epamig.

Clínica tecnológica
O Sistema de Limpeza de Águas Residuárias (SLAR) foi apresentado para um público de produtores rurais, representantes de sindicatos dos produtores, associações, cooperativas, estudantes de zootecnia, engenheiros agrônomos e veterináriosdurante a Clínica Tecnológica, atividade que apresentou novas tecnologias para atender às necessidades dos participantes da Semana do Fazendeiro.

Na palestra ‘Como minimizar o gasto de água no processamento de café cereja descascado’, o pesquisador Sammy Fernandes destacou que a instalação do sistema é fácil e de baixo custo. “Os gastos são pequenos e acessíveis aos agricultores familiares. A unidade mais básica sai em torno de R$2 mil”.

Presença do Estado
A Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) esteve presente na 86ª Semana do Fazendeiro com um estande e as principais ações de suas empresas vinculadas, como o IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), além da Epamig.

Ao todo, a Emater e IMA ofereceram 39 cursos destinados aos agricultores durante o evento, em diversas áreas, como cafeicultura, bovinocultura, horticultura, produção agrícola sustentável, conservação do solo e água, produção de cachaça, processamento artesanal de alimentos, produtos de origem animal, rotulagem, agrotóxicos e até artesanato.

Semana do Fazendeiro
A Semana do Fazendeiro é o maior e mais tradicional evento de extensão realizado pela Universidade Federal de Viçosa. Nesta edição de 2015 abordou o tema “Campo e cidade: diálogo para um futuro sustentável”. com o intuito de problematizar a relação entre a produção agrícola e o padrão de utilização de recursos nas cidades.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures