ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emissão de gases de efeito estufa cresce conforme nível de mecanização

POR EQUIPE CAFÉPOINT

PRODUÇÃO

EM 19/03/2018

1 MIN DE LEITURA

2
0

A emissão de gases de efeito estufa (GEE) cresce conforme o nível de mecanização nas lavouras de café. A avaliação é do aluno do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Heitor Parreiras, na monografia “Emissão de gases de efeito estufa da cafeicultura em diferentes tipos de produção e regiões brasileiras”.

O estudo constata que os produtores que têm consciência do quanto GEE emitem alcançam maior competitividade no mercado. A tese verifica também a importância da realização de um inventário de emissão de gases para enfim comparar a emissão de diferentes produtores, distinguindo-os quanto a seus potenciais sustentável e ecológico.

“O consumidor está preocupado com a origem dos produtos. Fazer o levantamento e saber a quantidade de gases emitida nas lavouras melhora a imagem e a comercialização de qualquer produto”, afirma Heitor.

A pesquisa mostra que a emissão proveniente da aplicação de fertilizantes nitrogenados sintéticos configura a maior parte dos gases emitidos. A tese defende ainda que a produção de café canephora emite menos gases do que a produção de café arábica.

O estudo envolveu 13 municípios produtores de café. No trabalho, foram utilizadas as metodologias Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e GHG Protocol, ferramenta que permite o gerenciamento das emissões de GEE, direcionando-as à atividade cafeeira.

 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLIAN TREVIZAN

ARAGUARI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 20/03/2018

Se tivesse leis melhores favoráveis ao produtor....optariamos por mão de obra humana....mas como temos que arcar com tudo neste país o jeito é partir pra mecanizar..deixando de lado problemas com sindicatos e trabalhadores picaretas...e outra....quem produz comida pra alimentar o povo tem que ser respeitado...porque está difícil produzir num país sem amparo....logo vai começar a faltar o que comer.....aí sim a cobra vai fumar...
HEITOR PARREIRAS

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 04/04/2018

Boa tarde Willian,
O estudo não condena a utilização de mecanização, apenas concluiu que em produções mecanizadas, há uma maior emissão de gases de efeito estufa em comparação com outros tipos de produção (manual e semimecanizado). Vale ressaltar que, para reduzir essa emissão por saca de café produzida, é necessário que o produtor melhore seus processos produtivos (isso inclui a utilização de máquinas e implementos), invista em tecnologia e utilize boas práticas de manejo e gestão, para que possa obter ganhos de produtividade. Abraço!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures